sexta-feira, 26 de junho de 2026

PRF divulga balanço da Operação São João em Pernambuco

O combate à embriaguez resultou em 120 autuações e três motoristas detidos sob efeito de álcool.

Entre os dias 19 e 24 de junho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a Operação São João 2026 nas rodovias federais de Pernambuco, que registraram um grande aumento na movimentação de veículos, principalmente nas BRs 232 e 428, que levam ao Agreste e Sertão do estado. Diversas ações para coibir comportamentos arriscados no trânsito foram realizadas pelo órgão, com uma atenção especial para os locais que concentraram os festejos juninos.

Este ano, foram registrados 59 sinistros, que deixaram 63 pessoas feridas e seis mortas nas rodovias federais de Pernambuco. Do total de mortes, quatro envolveram motociclistas e duas, ciclistas. No ano passado, a operação coincidiu com o feriado de Corpus Christi e foi realizada entre os dias 18 e 24 de junho. Naquele período, foram atendidos 49 sinistros, com 53 feridos e sete mortes.


Nos cinco dias da operação deste ano, foram fiscalizados 5.329 veículos e 7.034 pessoas, emitidas 3.403 autos de infração e registrados 331,7 toneladas de excesso de peso. A Lei Seca completou 18 anos e o combate à embriaguez esteve no foco da fiscalização. No total, foram realizados 4.436 testes com o bafômetro, que resultaram em 120 autos de infração e três condutores detidos sob efeito de álcool.

A principal infração verificada foi o excesso de velocidade, com 342 imagens de radar. Outras autuações foram emitidas durante a operação, como ultrapassar em local proibido (266), transitar pelo acostamento (220), não usar cinto de segurança (172), falta do capacete (79) e ausência da cadeirinha (25). Além disso, foram emitidas 99 autuações pelo desrespeito à Lei do Descanso e 27 por excesso de peso.

As ações educativas alcançaram 3.782 pessoas, através de ações de fiscalização dirigida, Cinema Rodoviário e com o apoio da Carreta do Cinema PRF, que permanece na Estação Ferroviária de Caruaru até o dia 27 de junho.


As atividades de combate ao crime resultaram em 23,7 Kg de maconha apreendidos, dez veículos recuperados e 136 m³ de madeira apreendidos. Ao todo, foram detidas 36 pessoas por diversos crimes, como tráfico de drogas, uso de documento falso, receptação e adulteração de sinal identificador de veículo.

Para prevenir colisões graves, foram retirados 104 animais de grande porte das rodovias e prestados auxílios a 146 motoristas, que se envolveram em colisões sem vítima ou tiveram problemas durante a viagem. A fiscalização ainda recolheu 247 veículos irregulares ao pátio.

 
Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do
Blog Estação Notícias
 

Polícia apreende 1,3 kg de maconha escondido em casa abandonada em Caruaru

Droga foi localizada dentro de um balde após denúncias de que o imóvel era utilizado como esconderijo.

Policiais militares apreenderam aproximadamente 1,3 quilo de maconha durante uma operação realizada nesta quinta-feira (25), no bairro Centenário, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

A ação teve início após denúncias informando que um homem estaria utilizando uma casa abandonada para esconder entorpecentes. Segundo as informações repassadas à polícia, o elemento foi visto entrando no imóvel com uma sacola e deixando o local pouco depois sem o objeto.

Com base nas denúncias, os policiais realizaram buscas na residência e encontraram um tablete e meio de maconha escondido dentro de um balde.

Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Plantão de Caruaru para os procedimentos legais.

O homem apontado na denúncia não foi localizado, e o caso seguirá sendo investigado pela Polícia Civil.
 
Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do
Blog Estação Notícias

Anúncio

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Governo de Pernambuco reduz expediente na segunda-feira por jogo do Brasil na Copa

Servidores estaduais serão liberados a partir das 12h; serviços essenciais funcionarão conforme definição de cada órgão.

O Governo de Pernambuco vai reduzir o expediente nas repartições públicas estaduais na próxima segunda-feira (29), em razão da partida da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo FIFA 2026.

De acordo com a medida, os servidores da administração direta e indireta serão liberados a partir das 12h, já que o jogo do Brasil está marcado para as 14h.

A determinação não se aplica aos serviços considerados essenciais. Nesses casos, o funcionamento ficará sob responsabilidade dos gestores de cada órgão, garantindo a continuidade dos atendimentos indispensáveis à população.

O decreto será publicado na edição desta sexta-feira (26) do Diário Oficial do Estado.

Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do
Blog Estação Notícias
 

Operação da Polícia Federal contra crime organizado acontece em Pernambuco e outros estados

Agentes da PF em operação (Foto: Agência Brasil)

Pernambuco está entre os estados alvo de uma série de operações das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCOs), que investigam a atuação de grupos criminosos envolvidos com tráfico de drogas, comércio ilegal de armas, homicídios e outras práticas ligadas ao crime organizado em diferentes regiões do país.

As ações foram executadas de forma integrada pela Polícia Federal em conjunto com forças de segurança estaduais.

De acordo com a PF, as operações ocorreram entre os dias 15 e 21 de junho de 2026 e mobilizaram equipes nos estados de Pernambuco, Paraná, São Paulo, Bahia, Pará, Ceará, Amazonas, Roraima, Minas Gerais e Rio Grande do Norte.

Foram cumpridos mandados de prisão e busca e apreensão, além de flagrantes relacionados a investigações em andamento contra organizações criminosas com atuação interestadual.

No período, as forças integradas realizaram importantes apreensões em diferentes regiões do país. No Paraná, foram interceptadas mais de 3,6 toneladas de drogas, além da apreensão de explosivos em abordagem a veículo suspeito, resultando em pelo menos 3 prisões em flagrante.

Também houve ações que retiraram de circulação centenas de quilos de entorpecentes em municípios do estado e em operações conjuntas com outras unidades da federação.

Em São Paulo, uma ação integrada com o Paraná resultou na apreensão de mais de 300 kg de maconha e na condução de dois suspeitos à Polícia Federal.

Já na região Norte, em estados como Amazonas e Roraima, houve prisões em flagrante de 4 envolvidos por tráfico de drogas, com apreensão de skunk, cocaína, crack, balanças de precisão e dinheiro em espécie, além da interceptação de entorpecentes transportados em embarcações.

No Nordeste, as operações se concentraram principalmente na Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte, mas com cumprimento de mandados também em Pernambuco.

Na Bahia, ações da FICCO resultaram no cumprimento de 24 mandados judiciais, sendo 11 de prisão e 13 de busca e apreensão. A ação resultou na desarticulação de grupos criminosos investigados por tráfico, homicídios e comércio ilegal de armas.

No Ceará, houve a prisão de um investigado apontado como liderança de organizações criminosas em diferentes municípios, além do envolvimento em um homicídio. No Rio Grande do Norte, 28 mandados de busca e apreensão e 7 de prisão preventiva foram executados. Em outras frentes da FICCO realizada em São Paulo, também foi registrada a prisão de um foragido da Justiça investigado por envolvimento em um tiroteio durante as eleições de 2022. O suspeito foi localizado e capturado em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.
 
Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do Diário de Pernambuco

Anúncio

Comerciante perde R$ 800 após golpe aplicado por falsa atendente em Santa Cruz do Capibaribe

Suspeita usava roupa semelhante à de uma operadora de telefonia e convenceu a vítima a fornecer dados pessoais durante abordagem na Central de Feiras.

Um comerciante procurou a Polícia Civil após ser vítima de um golpe na Central de Feiras e Mercados de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco.

Segundo o relato da vítima, uma mulher usando roupas semelhantes às de funcionários da operadora Claro se aproximou oferecendo um plano de telefonia com custo mais baixo.

Durante a abordagem, o comerciante forneceu alguns dados pessoais e autorizou que a mulher tirasse uma fotografia sua, acreditando se tratar de um procedimento para a contratação do serviço.

Pouco tempo depois, ele percebeu uma movimentação indevida em sua conta bancária e constatou um prejuízo de R$ 800.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz do Capibaribe, que investiga a ocorrência e trabalha para identificar a mulher suspeita de aplicar o golpe.

A polícia orienta que consumidores redobrem a atenção ao fornecer dados pessoais e realizar cadastros fora de lojas ou canais oficiais das empresas.
 
Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do
Blog Estação Notícias
 

terça-feira, 23 de junho de 2026

Jovem é morto a tiros na zona rural de Taquaritinga do Norte

A vítima morreu logo após dar entrada no hospital.

Um homicídio ocorreu no início da manhã desta terça-feira (23), no Sítio Placas, na zona rural de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco.

A vítima foi identificada, até o momento, apenas como Vital. Segundo as informações iniciais, o jovem foi atingido por disparos de arma de fogo e chegou a ser socorrido para o Hospital Geral Severino Pereira da Silva.

Apesar dos esforços da equipe médica, ele não resistiu aos ferimentos e morreu pouco após dar entrada na unidade de saúde.

A idade da vítima não foi informada pelas autoridades.

Até o momento, a autoria do crime, a motivação e o tipo de arma utilizada permanecem desconhecidos.

A Polícia Civil instaurou inquérito e ficará responsável pelas investigações para esclarecer as circunstâncias do homicídio e identificar os responsáveis pelo crime.
 
Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do
Blog Estação Notícias

Anúncio

Segunda pessoa mais velha do Brasil, pernambucana completa 115 anos cercada pela família

Católica praticante, Beatriz costumava dizer que chegou aos 100 anos por ter sido obediente aos pais e por manter a fé. (Foto: Maurício Ferry/DP Foto)

Moradora de Jaboatão dos Guararapes, Beatriz Ferreira Duarte celebra 115 anos de vida neste domingo (21). Nascida em 21 de junho de 1911, em Moreno, ela é a segunda pessoa mais velha do Brasil e a sexta do mundo, de acordo com a organização internacional LongeviQuest, que valida registros de pessoas que ultrapassam os 110 anos de vida.

Dona de casa durante toda a vida, Beatriz construiu uma grande família. Teve oito filhos, dos quais três seguem vivos, sete netos, 12 bisnetos e uma tataraneta. “E está vindo outro tataraneto, mas, se brincar, minha mãe tem mais saúde do que ele”, brinca a aposentada Bernardete Duarte, de 70 anos de idade, que é filha de Beatriz.

Ela conta que a comemoração deste domingo conta com a presença de todos os filhos e netos da matriarca. “Eu me sinto a pessoa mais privilegiada do mundo. Ela sempre iluminou nosso caminho com a fé que tinha em Deus. A família Duarte tem uma bênção muito grande por ter convivido tanto tempo com ela”, afirma.

Para Bernardete, o segredo para a longevidade da mãe está na tranquilidade com que sempre conduziu a vida. “Ela nunca foi uma pessoa desesperada. Sempre manteve a calma diante de todas as situações. Dizia que devemos viver o dia de hoje, porque o amanhã pertence a Deus”, lembra.

Católica praticante, Beatriz costumava dizer que chegou aos 100 anos por ter sido obediente aos pais e por manter a fé. A alimentação saudável e a vida no campo durante a juventude no sítio de Macujé, na Zona Rural de Jaboatão, também são apontadas pela família como fatores importantes.

“Minha mãe não faz uso contínuo de nenhum medicação e a gente só faz os exames anuais para gastar dinheiro, porque nunca apontam nada. Fazia corrida até os 104 anos de idade e gostava de nadar”, conta Bernardete.

Atualmente, Beatriz mora com a filha Dulce e conta com o auxílio de uma cuidadora. Apesar da tranquilidade costumeira, costuma perder a paciência na hora do banho e de deixar sua poltrona favorita, que pertenceu ao esposo, falecido no início dos anos 1990.

“Hoje em dia ela está diferente, fala pouco, mas em alguns momentos a gente vê que ela entende sim as coisas. Quando ela passa pela cadeira dela e vê minha irmã sentada, manda ela sair”, diverte-se Bernadete.

Conhecida entre os familiares como uma mulher de muita disposição e coragem, Beatriz costumava dizer que “ninguém fica para semente”. Sua fé sempre a ajudou a atravessar os momentos de luto e perdas durante 115 anos de vida.

“Nunca vi minha mãe perder o controle ou agir com desespero. A maior lembrança que tenho dela é essa fortaleza e essa calma para enfrentar tudo. Chegar à minha idade com minha mãe viva é uma benção”, destaca a filha.
 
Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do
Diário de Pernambuco