terça-feira, 23 de junho de 2026

Jovem é morto a tiros na zona rural de Taquaritinga do Norte

A vítima morreu logo após dar entrada no hospital.

Um homicídio ocorreu no início da manhã desta terça-feira (23), no Sítio Placas, na zona rural de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco.

A vítima foi identificada, até o momento, apenas como Vital. Segundo as informações iniciais, o jovem foi atingido por disparos de arma de fogo e chegou a ser socorrido para o Hospital Geral Severino Pereira da Silva.

Apesar dos esforços da equipe médica, ele não resistiu aos ferimentos e morreu pouco após dar entrada na unidade de saúde.

A idade da vítima não foi informada pelas autoridades.

Até o momento, a autoria do crime, a motivação e o tipo de arma utilizada permanecem desconhecidos.

A Polícia Civil instaurou inquérito e ficará responsável pelas investigações para esclarecer as circunstâncias do homicídio e identificar os responsáveis pelo crime.
 
Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do
Blog Estação Notícias

Anúncio

Segunda pessoa mais velha do Brasil, pernambucana completa 115 anos cercada pela família

Católica praticante, Beatriz costumava dizer que chegou aos 100 anos por ter sido obediente aos pais e por manter a fé. (Foto: Maurício Ferry/DP Foto)

Moradora de Jaboatão dos Guararapes, Beatriz Ferreira Duarte celebra 115 anos de vida neste domingo (21). Nascida em 21 de junho de 1911, em Moreno, ela é a segunda pessoa mais velha do Brasil e a sexta do mundo, de acordo com a organização internacional LongeviQuest, que valida registros de pessoas que ultrapassam os 110 anos de vida.

Dona de casa durante toda a vida, Beatriz construiu uma grande família. Teve oito filhos, dos quais três seguem vivos, sete netos, 12 bisnetos e uma tataraneta. “E está vindo outro tataraneto, mas, se brincar, minha mãe tem mais saúde do que ele”, brinca a aposentada Bernardete Duarte, de 70 anos de idade, que é filha de Beatriz.

Ela conta que a comemoração deste domingo conta com a presença de todos os filhos e netos da matriarca. “Eu me sinto a pessoa mais privilegiada do mundo. Ela sempre iluminou nosso caminho com a fé que tinha em Deus. A família Duarte tem uma bênção muito grande por ter convivido tanto tempo com ela”, afirma.

Para Bernardete, o segredo para a longevidade da mãe está na tranquilidade com que sempre conduziu a vida. “Ela nunca foi uma pessoa desesperada. Sempre manteve a calma diante de todas as situações. Dizia que devemos viver o dia de hoje, porque o amanhã pertence a Deus”, lembra.

Católica praticante, Beatriz costumava dizer que chegou aos 100 anos por ter sido obediente aos pais e por manter a fé. A alimentação saudável e a vida no campo durante a juventude no sítio de Macujé, na Zona Rural de Jaboatão, também são apontadas pela família como fatores importantes.

“Minha mãe não faz uso contínuo de nenhum medicação e a gente só faz os exames anuais para gastar dinheiro, porque nunca apontam nada. Fazia corrida até os 104 anos de idade e gostava de nadar”, conta Bernardete.

Atualmente, Beatriz mora com a filha Dulce e conta com o auxílio de uma cuidadora. Apesar da tranquilidade costumeira, costuma perder a paciência na hora do banho e de deixar sua poltrona favorita, que pertenceu ao esposo, falecido no início dos anos 1990.

“Hoje em dia ela está diferente, fala pouco, mas em alguns momentos a gente vê que ela entende sim as coisas. Quando ela passa pela cadeira dela e vê minha irmã sentada, manda ela sair”, diverte-se Bernadete.

Conhecida entre os familiares como uma mulher de muita disposição e coragem, Beatriz costumava dizer que “ninguém fica para semente”. Sua fé sempre a ajudou a atravessar os momentos de luto e perdas durante 115 anos de vida.

“Nunca vi minha mãe perder o controle ou agir com desespero. A maior lembrança que tenho dela é essa fortaleza e essa calma para enfrentar tudo. Chegar à minha idade com minha mãe viva é uma benção”, destaca a filha.
 
Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do
Diário de Pernambuco
 

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Operação "Conto da Sorte" apreende arma e mais de 200 munições durante ação integrada em Toritama

Foto: 1º BIEsp Caruaru/PE

Uma operação integrada entre forças de segurança e órgãos de controle resultou na apreensão de uma arma de fogo e centenas de munições no município de Toritama, no Agreste de Pernambuco.

Denominada de Operação Conto da Sorte, a ação foi realizada pelo 1º Batalhão Integrado Especializado (1º BIEsp), em conjunto com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), e a Receita Federal.

Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão no Shopping Parque das Feiras, um dos principais centros comerciais da Capital do Jeans, as equipes policiais conseguiram localizar e apreender material bélico de posse irregular.

De acordo com o balanço da operação, foram apreendidos uma pistola Taurus PT HC 58 Plus, calibre .380, além de 215 munições intactas do mesmo calibre.

Todo o material foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Toritama, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. A ocorrência resultou na instauração de um inquérito por portaria para aprofundamento das investigações.

Segundo os órgãos envolvidos, a operação faz parte de um conjunto de ações estratégicas voltadas ao combate à criminalidade organizada e à fiscalização de atividades ilícitas na região. As forças de segurança destacaram que a integração entre polícia, Ministério Público e Receita Federal tem sido fundamental para fortalecer as ações de repressão e garantir maior segurança à população do Agreste pernambucano.

As investigações relacionadas à Operação Conto da Sorte seguem em andamento.

Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do 1º BIEsp Caruaru/PE

Anúncio

Homem invade residência, furta motocicleta e acaba reconhecido por tatuagens em Santa Cruz do Capibaribe

Suspeito teria pulado o muro do imóvel e levado uma Honda Bros; polícia já identificou o indivíduo e segue em busca de sua localização.

Uma motocicleta Honda Bros foi furtada na manhã do domingo (21), no bairro Flórida, em Santa Cruz do Capibaribe. A ação criminosa foi registrada por câmeras de monitoramento instaladas na residência.

As imagens mostram o momento em que o suspeito invade o imóvel após pular o muro. Em seguida, ele consegue retirar a motocicleta e deixa o local pela porta da frente.

De acordo com informações apuradas, as tatuagens visíveis no corpo do indivíduo auxiliaram na sua identificação. Segundo a polícia, o suspeito já é conhecido das autoridades e teria se envolvido recentemente em uma ocorrência de tentativa de homicídio no loteamento Cruzeiro, onde uma pessoa foi esfaqueada.
                  

Apesar da identificação, o homem ainda não foi localizado. O caso será investigado pela Polícia Civil, que trabalha para recuperar a motocicleta e efetuar a prisão do suspeito.

Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do
Blog Bruno Muniz
 

Alerta máximo: suspeito de estupros em série é procurado pela polícia em Pernambuco

Novos relatos reforçam investigações contra foragido apontado como autor de violência sexual em Caetés e Capoeiras; autoridades pedem apoio da população para localizá-lo.

 
A Polícia Civil de Pernambuco informou, no sábado (20), que novas denúncias reforçaram as suspeitas envolvendo o foragido André de Almeida Godoi, investigado por supostos crimes sexuais ocorridos nos municípios de Caetés e Capoeiras.

De acordo com a corporação, após a divulgação da procura pelo investigado, outras duas mulheres procuraram as autoridades e relataram terem sido vítimas de violência sexual supostamente praticada por André. Conforme informações preliminares, ambas afirmaram ter deixado a região em razão dos traumas provocados pelos episódios e das ameaças de morte que alegam ter recebido.

Com os novos depoimentos, a Polícia Civil intensificou as diligências para aprofundar as investigações, reunir elementos de prova e identificar possíveis outras vítimas. Os investigadores trabalham com a hipótese de que o número de pessoas atingidas pelos crimes possa ser superior ao atualmente conhecido.

Em nota, a Polícia Civil classificou André de Almeida Godoi como um indivíduo de alta periculosidade. Segundo as investigações, há indícios de um comportamento recorrente marcado por violência e intimidação, circunstâncias que reforçam a necessidade de sua localização e captura.

As autoridades também solicitaram que possíveis vítimas, familiares ou pessoas que possuam informações relevantes procurem imediatamente os órgãos de segurança. As denúncias podem ser realizadas de forma anônima e sigilosa por meio do WhatsApp da Delegacia de Polícia de Caetés, no número (87) 9.9125-1958, ou pelo WhatsApp do 9º BPM, através do número (87) 9.8877-2136.

A Polícia Civil orienta ainda que qualquer pessoa que tenha conhecimento sobre o paradeiro do investigado não tente abordá-lo. Em razão do grau de periculosidade atribuído ao suspeito, a recomendação é comunicar imediatamente as autoridades competentes.

A colaboração da população é considerada fundamental para o avanço das investigações e para o cumprimento da ordem judicial de prisão. Enquanto as buscas continuam, o caso tem gerado preocupação entre moradores de Caetés e Capoeiras diante da gravidade das acusações apuradas pela polícia.

Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do
Blog Bruno Muniz

Anúncio

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Prefeito Israel Ferreira se consolida como ponto fundamental de influência na reabertura do antigo hospital municipal de Vertentes


 
O prefeito Israel Ferreira esteve, nesta quinta-feira (18), visitando as obras e instalações do Instituto Para-Nã-Puko, o novo hospital que está sendo implantado em Vertentes. O gestor cumpriu a agenda acompanhado da primeira-dama Gilvana Santana, da secretária de Governo e Ação Social, Rayanne Santana, do secretário de Meio Ambiente, Bruno Miranda, além de diretores da unidade. Durante a visita, a comitiva acompanhou de perto o andamento da estrutura e dialogou sobre a parceria público-privada que será firmada entre a prefeitura e a instituição de saúde.

Na ocasião, Israel destacou a importância da cooperação para a concretização de um antigo sonho da população: a reabertura do hospital. "Estou aqui visitando as instalações da nova estrutura do hospital e fiquei encantado. Quero aproveitar para reforçar a nossa parceria e reafirmar que estou muito contente em ver o sonho dos vertentenses se concretizar. O poder público caminhará junto nessa parceria público-privada", afirmou o prefeito.

Entre as especialidades que chegam ao município com o novo hospital, uma se destaca por ser inédita: o atendimento oncológico infantil. Pela primeira vez na história, Vertentes contará com um centro voltado especificamente para o tratamento do câncer em crianças.

"É gratificante ver esse hospital reabrir e com tantas especialidades. Teremos, pela primeira vez aqui em Vertentes, um centro de oncologia infantil. Iremos fazer, sim, parcerias. Contem comigo nessa reabertura em nossa cidade", reforçou Israel Ferreira.

Ricardo, representante do Instituto Para-Nã-Puko, agradeceu o apoio dado pelo prefeito Israel Ferreira e adiantou que novos convênios com o município estão a caminho, ampliando a oferta de serviços médicos para a população. "Agradeço a visita do prefeito Israel, que está dando total apoio ao Instituto. Nós vamos fechar convênios com a prefeitura e trazer ainda mais especialidades médicas para cá", declarou.

Com o empenho do prefeito Israel Ferreira em fornecer o suporte necessário ao Instituto e a consolidação da parceria público-privada, a expectativa é que o Instituto Para-Nã-Puko amplie significativamente o acesso de Vertentes e de toda a região a tratamentos de saúde de alta qualidade, consolidando-se como um marco na medicina local.
 
Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações da Prefeitura de Vertentes
 

Polícia Civil apreende motocicleta usada em manobras conhecidas como “grau” em Vertentes


RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DE MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO

No dia 17 de junho de 2026, às 12h05min, a Polícia Civil de Pernambuco, por intermédio de equipe de agentes lotados na 131ª Circunscrição Policial de Vertentes/PE, sob a coordenação e chefia do Delegado de Polícia Elson Lima de Gouveia, deu fiel cumprimento ao Mandado de Busca e Apreensão de Objetos expedido pelo Poder Judiciário.

A diligência foi realizada em uma propriedade rural situada no Sítio Jaburu de Baixo, zona rural do município de Vertentes/PE.
 


DO CUMPRIMENTO E DO OBJETO APREENDIDO

A ordem judicial encontra-se vinculada ao Processo nº 0XXXXXXXXXX0, expedida em 16 de junho de 2026, instaurado para apuração da prática de atos infracionais análogos aos crimes previstos na legislação de trânsito, consistentes na realização de manobras perigosas com motocicleta, mediante exibição de perícia ao conduzir o veículo com apenas uma das rodas em contato com o solo, prática popularmente conhecida como “grau”, bem como condução de veículo automotor sem habilitação, gerando perigo de dano.

Durante o cumprimento da medida judicial, os policiais civis lograram êxito em localizar e apreender o veículo utilizado na prática das infrações investigadas. Trata-se de uma motocicleta Honda Pop 100, cor branca, ostentando a placa XXX40, Renavam nº XXXXXXXX, de propriedade da genitora do adolescente J.M.L.N.

O veículo foi formalmente apreendido e removido pela equipe policial para a Delegacia de Polícia de Vertentes/PE, onde foram adotadas as providências legais cabíveis, incluindo a lavratura do respectivo Auto de Apreensão.

Por fim, o bem permanece acautelado à disposição do Juízo da Vara Única da Comarca de Vertentes/PE, a fim de subsidiar a continuidade do procedimento de apuração de ato infracional.
 
Da redação do Blog Vertentes Notícias