sábado, 4 de outubro de 2025

Mulher é alvejada com mais de 10 tiros em Santa Cruz do Capibaribe

Blog Estação Notícias

Uma sequência de disparos na Rua João Hermano Silva, no bairro Malaquias Cardoso, em Santa Cruz do Capibaribe deixou os moradores assustados com tamanha violência. Ana Cristina Pereira Silva, de 33 anos, foi atingida por mais de dez tiros em uma tentativa de homicídio que chocou quem passava pelo local.

Segundo informações iniciais, um homem armado surpreendeu a vítima e efetuou diversos disparos de pistola calibre .40. Os tiros acertaram principalmente braços e pernas, causando fraturas provocadas pela força dos projéteis.

Blog Estação Notícias

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) agiram rapidamente. Três unidades, incluindo uma motolância, uma básica e outra de suporte avançado, participaram do socorro. Ana Cristina foi levada em estado grave para o Hospital Regional do Agreste, em Caruaru, onde passou por cirurgia ainda nesta sexta-feira (3).

Policiais do 24º Batalhão da Polícia Militar estiveram na cena do crime, isolaram a área e colheram informações que serão encaminhadas à Delegacia de Homicídios de Santa Cruz do Capibaribe, responsável pela investigação.

As circunstâncias e possíveis motivações ainda estão sendo apuradas, e até o momento não há informações sobre a identidade do atirador.

Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do Blog Estação Notícias

Anúncios

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Em Vertentes, Prefeito Israel Ferreira consolida liderança política do grupo de situação com diálogo e articulação para reafirmar o apoio a Álvaro Porto e Mendonça Filho para eleições de 2026


O prefeito de Vertentes, Israel Ferreira, demonstrou grande liderança e poder de articulação política e social, ao reunir amigos, empresários, vereadores, lideranças políticas locais e regionais e diversas pessoas importantes do seu grupo político, na tarde desta sexta-feira (3), em um almoço de adesão e reafirmação aos apoios a Álvaro Porto, deputado estadual, e Mendonça Filho, deputado federal, visando as eleições de 2026. O encontro aconteceu após a assinatura da ordem de serviço da restauração da PE-130, que liga Vertentes e Taquaritinga do Norte.

Recentemente, Israel já havia afirmado seu compromisso de seguir junto a Álvaro e Mendonça e tornou essa promessa ainda mais forte, demonstrando seu pulso, postura e capacidade de articulação ao reunir seu grupo com união e entusiasmo para seguirem firmes e engajados nas candidaturas de ambos nas eleições do ano que vem.

Os apoios e as adesões são cada vez maiores e importantes. Além do presidente da Câmara de Vereadores, Paulo de Lú, mais quatro vereadores da base devem seguir os passos do gestor: Kleiton Vieira, líder de governo; Dona Santa, Zé Ivanildo e Geise da Máquina. Juntam-se a eles secretários municipais e importantes lideranças comunitárias, como o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vertentes, Dimas do Sindicato, e seu grupo de trabalho, além de chegadas recentes ao grupo, como eleitores e ex-candidatos que disputaram o último pleito pelo grupo de oposição em Vertentes.

Esse encontro reforçou o compromisso inabalável do prefeito Israel Ferreira e de todo o seu grupo político com as candidaturas de Álvaro Porto e Mendonça Filho em 2026, evidenciando mais uma vez o notável poder de articulação de Israel, que consolida alianças sólidas e amplia a sua base no município, sempre com diálogo e priorizando a valorização do respeito e da capacidade de união que deve haver com um grupo coeso e que segue o seu líder.

Da redação do Blog Vertentes Notícias


Crise do metanol: Sobe para 6 o número de casos suspeitos de intoxicação em Pernambuco

O levantamento foi feito pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/PE) (Foto ilustrativa : Canva)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou, nesta sexta (3), novo boletim de acompanhamento da crise provocada pelas suspeitas de intoxicação por ingestão de metanol em bebidas alcoólicas adulteradas.

Segundo a SES-PE, o número passou de quatro casos sob investigação para seis notificados, no estado.

Até esta sexta, a secretaria não confirmou nenhum dos registros, que ainda estão sob análise laboratorial.

Agora, são quatro casos investigados de pessoas que sobreviveram e duas mortes sob análise.

O boletim desta sexta aponta que foram notificados casos em dois municípios que ainda não tinham aparecido na listagem: Ipojuca, no Grande Recife, e Gravatá, no Agreste.

Em Ipojuca, segundo a SES-PE é uma paciente de 26 anos. A mulher mora em São Paulo, mas foi atendida na cidade pernambucana e está hospitalizada na cidade. Ela apresentou sintomas após a ingestão de gin. A paciente apresentou relato de diarréia, dispnéia (falta de ar), vertigem, azia, dormência nas mãos e pés, além da sensação de formigamento na boca.

O caso de Gravatá é de um homem de 30 anos, que está internado.em uma unidade hospitalar não divulgada. Ele buscou atendimento em serviço de saúde de Caruaru, com relato de dificuldade para enxergar após a ingestão de bebida alcoólica destilada. O paciente segue em acompanhamento pela equipe multidisciplinar no Agreste.

A fonte é o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/PE).

O boletim reafirma que os outros quatro casos são os que já tinham sido divulgados anteriormente.

São dois casos de Lajedo, no Agreste. Um homem de 43 anos, que morreu, e outro homem de 32 anos, com sequelas oculares, que teve alta hospitalar.

Há uma ocorrência notificada em João Alfredo, no Agreste. É um homem de 30 anos, que morreu.

O outro registro é de uma mulher, de 35 anos, de Olinda, no Grande Recife, que teve problemas de visão.

Antídoto

Articulação do Ministério da Saúde (MS), junto às secretarias estaduais de Saúde de Pernambuco e de Sergipe, possibilitou o remanejamento de ampolas de etanol farmacêutico, utilizado como antídoto para o tratamento de pacientes com quadro de intoxicação por uso de metanol.

As ampolas foram trazidas ao estado pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA) na manhã desta sexta-feira (03/10) e estão sendo encaminhadas para os hospitais da Restauração (HR), no Recife, e Mestre Vitalino, em Caruaru, unidades de referência para casos de intoxicação no estado.

Operações

A Secretaria abriu, na quinta (2), o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE), grupo de monitoramento formado por representantes técnicos das áreas de Vigilância em Saúde, Rede de Urgência e Emergência, Regulação de Leitos, Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), que realizará o acompanhamento das notificações de casos suspeitos para as tomadas de decisão quanto às ações de vigilância sanitária e epidemiológica, assistência hospitalar, leitos para assistência de casos graves, etc.

Entre as deliberações do corpo técnico, consta a organização da rede de saúde para o atendimento especializado para os pacientes com quadro intoxicação por metanol associado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Os hospitais da Restauração (HR) e Mestre Vitalino (HMV) são, até o momento, os serviços de referência estadual para o atendimento desses casos.

Notificações

A SES-PE frisa ainda que a porta de entrada na rede de saúde para pacientes que apresentem sintomatologia de intoxicação é o serviço de pronto atendimento, como as UPAs, para avaliação inicial do caso. Para os serviços de saúde, o reforço vai para o mecanismo oficial de notificação de casos suspeitos.

As notificações oficiais de Pernambuco devem ser realizadas junto ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/PE), que tem entre as atribuições a de detectar, verificar, avaliar, monitorar e comunicar rumores de eventos de saúde que possam constituir uma situação de emergência em saúde pública de relevância. A comunicação desses casos se dará também em formato de tríade, juntando-se ao Cievs, a Apevisa e o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-PE).
 
Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do Diário de Pernambuco

Anúncios

Feira do Jeans vira palco de tumulto após confronto entre ambulantes e fiscais em Toritama

Confronto começou após tentativa de coibir venda irregular.

A Feira do Jeans, em Toritama, foi marcada por um tumulto durante uma operação de fiscalização da Prefeitura, nesta quinta-feira (02). A confusão começou quando fiscais flagraram duas vendedoras ambulantes comercializando mercadorias de forma irregular em frente aos bancos da feira.

De acordo com informações, o espaço é exclusivo para comerciantes legalizados que pagam taxas e impostos municipais. A situação gera atritos frequentes, já que lojistas reclamam de concorrência desleal por parte dos vendedores informais.

O município disponibiliza pontos regulamentados para ambulantes, mas muitos recusam a proposta para evitar custos. Durante a abordagem, as mulheres reagiram e partiram para agressões contra os fiscais, atraindo a atenção de clientes e feirantes.

O caso reacendeu a discussão sobre a presença do comércio informal na chamada “Capital do Jeans”, onde o equilíbrio entre direito ao trabalho e organização do espaço público continua sendo um desafio.

Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do Blog Estação Notícias
 

Mulher trans é executada a tiros após invasão de casa em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco

Criminoso arrombou a residência, surpreendeu a vítima e fugiu sem deixar pistas.

Gabielly, de 25 anos, foi morta a tiros dentro de sua própria casa, no bairro Santo Antônio, em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. O crime aconteceu na manhã desta quinta-feira (2) e deixou a vizinhança em choque pela forma como foi cometido.

A vítima, registrada como Marlon Israel Souza da Silva, mas que usava o nome social Gabielly, foi surpreendida quando um homem arrombou a porta da residência. Sem chances de reação, a vítima foi atingida por diversos disparos de arma de fogo enquanto estava na sala do imóvel.

O autor do crime fugiu logo após a execução e até o momento não foi localizado. A Polícia Militar esteve no local e isolou a área até a chegada do Instituto de Criminalística, responsável pela perícia. O corpo foi removido e levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

A Polícia Civil assumiu as investigações e trabalha para descobrir quem foi o responsável pelo homicídio e qual teria sido a motivação para a invasão seguida de execução.
 
Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do Blog Estação Notícias

Anúncios

2ª Caminhada de Nossa Senhora Aparecida no Povoado do Ferraz em Vertentes



No dia 12 de outubro, às 4h da manhã, será realizada a Segunda Caminhada de Nossa Senhora Aparecida no Povoado do Ferraz. O evento terá início na casa de Fernanda Martins, na Goiabeira, de onde os fiéis partirão a pé em direção à Capela de Nossa Senhora Aparecida, local de chegada e celebração do dia da padroeira do Brasil.

A caminhada está sendo organizada pela própria Fernanda Martins, que convida todos os devotos a expressarem sua fé e devoção à Nossa Senhora Aparecida.

 
 
Ao final da caminhada, será realizado um momento de oração com a reza do terço, reforçando a espiritualidade e a união dos participantes. O evento pretende promover a reflexão e a fé em um ambiente de fraternidade, onde cada passo será dedicado à proteção e ao agradecimento à Santa.

Após a oração, os participantes serão recebidos com um café da manhã, em clima de confraternização e alegria.

A organização reforça que esta será a Segunda de muitas caminhadas, com fé em Deus, e convida todos a estarem presentes, participando desse momento especial de devoção comunitária.
 
Da redação do Blog Vertentes Notícias
 

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Operação cumpre 28 mandados contra organização criminosa e suspende pagamento de emendas parlamentares em Pernambuco

Segundo a PCPE, a investigação foi iniciada em outubro de 2024. (Foto: Divulgação / PCPE)


A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) está cumprindo, na manhã desta quinta-feira (02), sete mandados de prisão e 21 mandados de busca de apreensão domiciliar contra uma organização criminosa acusada de corrupção passiva, peculato, falsidade documental e lavagem de dinheiro.

Além dos mandados, estão sendo cumpridos ordens judiciais de bloqueio de ativos financeiros e suspensão de pagamento de emendas parlamentares, todos expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Ipojuca.

Segundo a PCPE, a investigação foi iniciada em outubro de 2024 (Foto: Divulgação / PCPE)

 As ações da PCPE estão acontecendo nas cidades de Ipojuca, no Grande Recife; Caruaru e Bezerros, no Agreste de Pernambuco; além de São José da Coroa Grande, Catende e Barreiros, na Mata Sul do estado.

Segundo a PCPE, as investigações, que integram a 62ª Operação de Repressão Qualificada do ano, foram iniciadas em outubro de 2024.

Na execução da operação, denominada "Alvitre”, estão sendo empregados 100 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.

A operação está vinculada à Diretoria Integrada Metropolitana (DIM), sob a presidência do delegado Ney Rodrigues, titular da Delegacia de Polícia da 43ª Circunscrição - Porto de Galinhas, unidade integrante da 10ª Delegacia Seccional.


Já as investigações foram realizadas em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (GAECO/MPPE) e assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL).

Ainda segundo a PCPE, os detalhes da operação serão divulgados em momento oportuno.

Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do Diário de Pernambuco