Curta Taquary anuncia programação
Festival apresenta 104 curtas nacionais em 20 programas, entre eles, o vencedor do último Festival de Gramado

O 6º Curta Taquary , ao longo de cinco dias, exibirá 104 curtas nacionais em 20 programas de mostras especiais e competitivas. O festival será realizado de 4 a 8 de novembro, no Cine Teatro Santo Amaro, centro de Taquaritinga do Norte (a 190 km do Recife). Além da exibição de filmes, a programação inclui seminários, oficinas, palestras e homenagens a personalidades do cinema. A organização do evento prevê um público de cinco mil pessoas ao longo dos cinco dias de atividades. Confira a lista dos curtas selecionados para as mostras AQUI. No próximo dia 28, o evento anunciará a programação completa, que inclui oficinas e seminários.
O Curta Taquary surgiu em 2005, feito com recursos próprios do realizador, como resposta à necessidade de oferecer uma janela para a produção local. A partir da segunda edição o evento passou a contar com o incentivo do Funcultura, do Governo do Estado, via Fundarpe / Secretaria de Cultura.
Em 2012, pela primeira vez, o Curta Taquary irá contar com a presença de todos os realizadores das mostras competitivas. “Escolhemos o melhor da produção audiovisual nacional, filmes de diversos formatos e linguagens para que o público tenha acesso a uma nova safra de curtas”, diz Alexandre Soares, diretor do festival.
A programação inclui três mostras competitivas: Nacional, Primeiros Passos e Dálias da Serra, esta última voltada para cidades da região e diretores capacitados por oficinas do festival. Entre os curtas da mostra nacional está o maranhense “Acalanto”, de Arturo Saboia, eleito o melhor do último Festival de Gramado, onde ganhou cinco prêmios.
Entre as mostras especiais estão a Mostra da Diversidade, com curadoria do realizador paulista Ricky Mastro e mesa de discussão sobre o atual panorama brasileiro, com participação do crítico paulista Christian Petterman. O festival também promove panoramas de três estados: Goiás, Rio Grande do Norte e Alagoas. São vitrines da produção desses estados, com curadoria da Associação Brasileira dos Documentaristas – ABD.
Homenagens - Os homenageados do 6º Curta Taquary são o crítico de cinema Jean-Claude Bernardet, o ator Zé Dumont e a atriz Prazeres Barbosa. Em edições anteriores, o festival teve como convidados a atriz Marcélia Cartaxo (presidente do júri em 2010) e o diretor José Mojica Marins (2012), o Zé do Caixão, que durante o evento iniciou as comemorações dos seus 50 anos de carreira.
Alexandre Soares - Realizador dos festivais Curta Taquary e Criancine – Festival de Cinema Infanto Juvenil. Produtor executivo do longa “Ferrolho”, de Taciano Valério; produtor associado do longa “Onde Borges Tudo Vê” (Melhor filme no 2º Festival Lume de Cinema); distribuidor do curta “Fogo-Pagou” (prêmio Itamaraty no Festival Internacional de Curtas de São Paulo). Estudou direção para cinema na EICTV, em Cuba. É tesoureiro da ABD/APECI e titular da Comissão Regional de Audiovisual do Agreste- PE.
Serviço:Curta Taquary – 6º Festival Nacional de Curta MetragemQuando: de 4 a 8 de novembroOnde: Cine Santo Amaro (Rua Professor Luiz Carlos, Centro, Taquaritinga do Norte)Informações: www.curtataquary.com | http://curtataquary.blogspot.com.br/Entrada franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.