![]() |
| Reprodução TV Globo |
No Recife, que ocupa o 69º lugar no ranking, 82% da população recebe água tratada, mas menos da metade da cidade (35%) conta com rede de esgoto. Índice inferior é registrado em Olinda, onde 32% dos moradores têm acesso ao serviço. No bairro de Sítio Novo, por exemplo, a água suja, no meio da rua, coloca em risco a saúde dos moradores.
Em Jaboatão, apenas 7% das casas contam com rede de esgoto, o que coloca o município na 97ª posição na lista. Segundo os moradores, é comum encontrar ruas onde o esgoto escorre em frente às casas.
A pesquisa levou em consideração índices como percentual da população atendida com água tratada, coleta de esgoto, quantidade de esgoto tratado, vazamentos de água e investimentos.
A Compesa informa que está trabalhando para tentar melhorar os índices no estado. "Em relação às cidades da Região Metropolitana do Recife, Jaboatão, Olinda e Paulista, nós temos o programa Cidade Saneada, já temos feito divulgação nos últimos meses, que tem a proposta de elevar os atuais 30% de cobertura de toda essa região para 90% em 12 anos", afirma o diretor de novos negócios da Compesa, Ricardo Barreto.
Sobre as outras cidades de Pernambuco que estão na lista - Petrolina na 64ª posição e Caruaru na 70ª -, Barreto também garantiu melhorias. "Em Petrolina estamos com obras em andamento de esgotamento sanitário, e ela deve chegar a 98% de cobertura até próximo ano. Caruaru hoje tem uma série de projetos em desenvolvimento para que em breve também possa começar as obras e ocorrer a ampliação da cobertura", finalizou.
Do G1

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.