domingo, 29 de junho de 2014

Projeto caminhos do cuidado em Vertentes.




Financiado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em parceria com a FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz), RET-SUS (Rede de Escolas Técnicas do SUS), GHC (Grupo Hospitalar Conceição) e a Prefeitura Municipal de Vertentes, o Projeto Caminhos do Cuidado visa à formação/capacitação em saúde mental, para agentes comunitários de saúde e auxiliares/técnicos de enfermagem da Atenção Básica, para atendimento e intervenção com usuários de CRACK, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS.
Em Vertentes, foram cinco encontros, 30 de maio, e dias 06, 13, 20 e encerramento em 27 de junho, os encontros foram realizados na Escola Municipal Ivan Marcio, e formou nesta primeira etapa do projeto, 40 profissionais de saúde, entre técnicos de enfermagem e agentes de comunitários de saúde, tendo como tutores do Curso o Dr. José Ulisses Nascimento, Psicólogo, e Dra. Anne Karolynne, Enfermeira, Especialistas em Saúde Mental e Neurociência
.
                                  DA IMPORTÂNCIA DO CURSO:
  GALBA LÚCIO PIERRE DE LIMA, Administrador de Empresas e Secretário Adjunto de Saúde do município de Vertentes.
“A abordagem da temática das drogas para profissionais de saúde do município de Vertentes possibilitará conhecer e identificar a produção de bem-estar e prazer, os problemas de saúde e o cuidado em seu território de atuação, mapear o território e suas vulnerabilidades; problematizar e desnaturalizar os (pré)conceitos sobre as drogas e cuidado, levando-se em consideração os altos índices de consumo de drogas em nossa cidade e região”.
 ENTREVISTAS:
 ROSÂNGELA MARIA DA COSTA ALVES – Coordenadora Saúde da Mulher.

“O Curso de Saúde Mental tem uma grande importância para a Secretaria de Saúde e para o município como um todo, pois é fundamental para o desenvolvimento e desempenho das ações realizadas pelos profissionais de saúde, a qual a gestão tem como compromisso de articular e facilitar a realização destes trabalhos”.
                      MARIA LUCIENE FERREIRA DE ARRUDA – Agente de Comunitária de Saúde.

“Participou do curso e relatou que foi bom, porque abriu novos caminhos no cuidado destes usuários de drogas e álcool. Vendo que estes são pessoas que merecem mais atenção da família e da sociedade. Que devemos quebrar os nossos preconceitos e ao invés de apontar vamos ajudar a melhorar a situação desses jovens usuários de drogas em nossa cidade. Vamos dizer NÃO ao nosso preconceito e SIM a vida para junto dessas famílias que sofrem com seus filhos, ajudarmos.

                  FRANCISCA MARIA DA SILVA – Agente de Comunitária de Saúde

“O curso de saúde mental foi muito importante para os ACS, e Técnicos e Enfermagem, pois aprendemos como agir com usuários de drogas, em geral”.

SÉRGIO VITAL MARIA – Agente de Comunitária de Saúde.

“O curso de saúde mental e outras drogas, foi muito relevante para toda a equipe de ACS e Técnicos e Enfermagem, pois este curso nos servirá de ferramenta para o nosso Trabalho como promotores de saúde.”

                   JACYANE CARMEM CAZUMBÁ DA SILVEIRA – Técnica de Enfermagem.

“O curso teve um bom aproveitamento, pois trabalhamos como deveria abordar melhor o tema álcool, crack, e outras drogas que vem tomando conta de nossa cidade e comunidades para que possamos não excluir essas pessoas e sim ajudá-lo a viver em nossas comunidades sem preconceito. Queremos ressaltar que os PSFs estão de portas abertas para que movimentos de igrejas e etc, ajude-nos a para melhor resolver esses problemas”.

Confira as fotos do curso:











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.