terça-feira, 21 de outubro de 2014

Em cenário de empate técnico, Dilma ultrapassa Aécio

Dilma e Aécio no páreo duro rumo ao segundo turno. Foto: ArteNE10.
Dilma e Aécio no páreo duro rumo ao segundo turno. Foto: ArteNE10.
A poucos dias da votação, a indefinição continua sobre quem vai governar o Brasil nos próximos quatro anos. Duas pesquisas de intenção de voto – Datafolha e Vox Populi – apontam o mesmo cenário. Enquanto Dilma Rousseff (PT) subiu três pontos e atingiu 46% das intenções de voto na última pesquisa Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (20), no Jornal Nacional, Aécio Neves (PSDB) caiu dois e aparece com 43%. Número semelhante aparece na pesquisa do Vox Populi. Esta é a primeira vez que a presidente, candidata à reeleição, aparece numericamente na frente do tucano no segundo turno.
Dilma havia diminuído entre a primeira pesquisa Datafolha dessa fase das eleições, no dia 9, e a segunda: passou de 44% para 43% no dia 15. Porém, agora conseguiu crescer 3% e atingir o maior percentual. Aécio fez o caminho inverso: foi de 46% no dia 9 para 45% seis dias depois e hoje apareceu com 43%.
Levando em consideração apenas os votos válidos, como é feito pela Justiça Eleitoral, a petista passou de 49% nas duas primeiras pesquisas para 52% nesta. O tucano, ao contrário, foi de 51% para 48%.
As intenções de voto brancos e nulos, não contabilizados, são de 5%, um ponto a menos que na última pesquisa. Os indecisos se mantiveram em 6%.
O Datafolha entrevistou 4.389 eleitores de todo o Brasil nesta segunda-feira. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais e o nível de confiança, 95%.
Já o Vox Populi ouviu 2 mil eleitores entre o último sábado (18) e domingo (19) em 147 cidades brasileiras.
APROVAÇÃO DO GOVERNO – O crescimento de Dilma se reflete também na aprovação da sua gestão à frente do Palácio do Planalto. A porcentagem de eleitores que consideram o governo ótimo subiu de 39% no dia 9 para 42% nesta segunda-feira. Seguindo essa lógica, os que acreditam que é ruim passou de 22% para 20%. O governo é considerado regular por 37%. Fonte NE 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.