quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Refinaria Abreu e Lima conclui primeira venda de diesel

Refinaria Abreu e Lima. Foto: reprodução/Petrobras
Refinaria Abreu e Lima. Foto: reprodução/Petrobras
A Petrobras realizou, nesta quarta-feira (17), a primeira venda de diesel da Refinaria Abreu e Lima, para a Petrobras Distribuidora. Foram vendidos 1,6 mil metros cúbicos do volume disponibilizado para o mercado local, que é de 13 mil metros cúbicos.
O combustível começou a ser bombardeado do tanque da Rnest para a base da Petrobras Distribuidora, que fica no Complexo Portuário de Suape, na Grande Recife, na tarde dessa terça-feira (16) e o procedimento foi concluído nesta quarta.
O diesel vendido é o S-500, com teor de enxofre de 500 partes por milhão.
A produção da primeira carga especificada na Refinaria Abreu e Lima foi nessa segunda (15), o que, segundo nota enviada pela Petrobras, “representa que o derivado encontra-se na qualidade estabelecida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para comercialização.”
Após quase 10 anos desde o anúncio da construção da refinaria, o processamento da primeira carga de petróleo na Unidade de Destilação Atmosférica (UDA) da refinaria foi no início do mês e gerou gás liquefeito de petróleo (GLP), nafta, diesel e resíduo atmosférico (RAT) – insumo para a unidade de coqueamento retardado.
O principal objetivo da unidade é gerar 26 mil metros cúbicos óleo diesel, para completar a oferta do produto no mercado brasileiro. A Refinaria Abreu e Lima tem capacidade de processar 230 mil barris diários de petróleo.
O empreendimento em Ipojuca, na RMR, é alvo da Operação Lava Jato, que investiga o desvio de dinheiros na estatal. A refinaria estava orçada em US$ 2,5 bilhões, mas a previsão atual é que os gastos girem em torno de US$ 20 bilhões.


Nas últimas semanas, a Rnest também vem enfrentando polêmicas pelo atraso no pagamento de salários e benefícios trabalhistas de terceirizados que atuaram na construção da unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.