terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

CAMPUS PARTY COMEÇA EM SÃO PAULO COM INTERNET DE 50GBPS E META DE “MUDAR CÓDIGO FONTE DO MUNDO”

Paco Ragageles, presidente da Campus, recebe os campuseiros. (Divulgação).
 foi aberta oficialmente em São Paulo nesta terça (3), no São Paulo Expo (Imigrantes), em São Paulo. O maior evento de tecnologia do mundo espera receber 10 mil campuseiros até o final de semana com cerca de 700 horas de programação entre palestras, maratonas de negócios e hackathons. O foco do evento, por mais um ano, será o empreendedorismo.

Um dos maiores destaques da feira é sua conexão ultrarrápida, que este ano chega a 50 Gbps, além de 3G e 4G. “É uma infraestrutura compatível com a necessidade de uma cidade do porte de Fortaleza ou Minas Gerais”, disse Carlos Eduardo Valente, presidente da Telefonica/Vivo, patrocinador que fornece a tecnologia de banda larga usada no evento. O Wi-Fi, no entanto, ainda não estará disponível. Segundo Paco Ragageles, presidente da Campus Party Brasil, a tecnologia atual do wireless não permite uma conexão simultânea e estável para um número tão grande de pessoas. “Impossível pegar Wi-fi corretamente em uma área tão grande e sem separação de paredes”.
O link de 50Gbps não sofre interferência de redes externas e será dividida entre todos os participantes. A velocidade local será de 1Gbps. Já o download será de 200 Mbps no máximo, através de alguns cabos de fibra ótica espalhados pelo pavilhão. Os valores podem variar de acordo com a demanda.
Campuseiros aguardam a abertura dos portões: 10 mil pessoas até sábado. (Foto: Paulo Floro/NE10).
Campuseiros aguardam a abertura dos portões: 10 mil pessoas até sábado. (Foto: Paulo Floro/NE10).
A Via Láctea
Com o tema de “Da Terra à Lua”, a Campus faz homenagem aos 150 anos do clássico de Júlio Verne. Por isso, o evento empreendeu algumas mudanças para se adaptar à sua temática. Agora, os palcos são batizados de acordo com astros da Via Láctea. Os palcos principais são o Terra, onde acontecem as palestras magistrais, seguido do Lua, o segundo mais importante, ambos com abóbodas ovais lembrado nosso planeta e seu satélite. Os demais palcos reúnem atividades divididas por tema – programação, cultura digital, robótica, etc – e chamados de Vênus, Saturno, Netuno e assim por diante.
Serão dois palcos principais e oito temáticos, além da área Expo, aberta ao público onde estarão localizados o Startup & Makers, voltado para o empreendedorismo e simuladores de corrida, uma das novidades deste ano.
“Nosso intuito com a Campus é mudar o código fonte do mundo. E para isso contamos com os campuseiros, mentes incríveis que estão desenvolvendo coisas boas e que podem melhorar a vida das pessoas”, disse Paco Ragageles, presidente da Campus Party Brasil. “Através da tecnologia podemos melhorar o mundo”. Paco aproveitou para anunciar a chegada ao Brasil da rede campuse.ro, onde campuseiros podem trocar ideias e desenvolver projetos além dos dias do evento.
Também é nesta plataforma onde as palestras principais serão transmitidas diariamente.
* O jornalista viajou a convite da Fundação Telefonica.
cpbr1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.