Ministro lança Plano para
conquistar novos mercados e estimular o crescimento. Em 2014, Pernambuco
exportou quase US$ 1 bilhão
Brasília – Apostando na conquista de novos
mercados, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando
Monteiro, lançou nesta quarta-feira (24), no Palácio do Planalto, em Brasília,
o Plano Nacional de Exportações, visando estimular o crescimento econômico e
criar um canal importante de incentivo à inovação e aumento da produtividade.
O Plano nasceu
da constatação de que a participação brasileira no comércio exterior não
reflete a dimensão da sua economia. Com o sétimo PIB mundial, o Brasil ocupa a
25ª posição entre os países exportadores. A representatividade do comércio
exterior brasileiro de bens e serviços –
27,6% do PIB em 2013 – é relativamente moderada se comparada com as seis
maiores economias do mundo, que, juntas têm média desse indicador de 53,4% do
PIB.
O comércio
exterior também tem mais espaço nos países dos Brics, em comparação com o
Brasil: África do Sul (64,2%), Índia (53,3%), Rússia (50,9%) e China (50,2%). O
Brasil tem muito espaço para crescer,
e o mercado internacional oferece grandes oportunidades, uma vez que 97% dos
consumidores do planeta estão fora das nossas fronteiras. Na opinião do ministro Armando Monteiro,
Pernambuco poderá ser fortemente beneficiado pelos mecanismos do PNE. As
exportações de Pernambuco foram de US$ 944 milhões, em 2014. Os principais
destinos dos produtos pernambucanos no ano passado foram a Holanda (US$ 185,5
milhões), a Argentina (US$ 172,4 milhões), os Estados Unidos (US$ 104,4
milhões) e a Venezuela (US$ 71,7 milhões). A pauta exportadora do Estado é
formada, principalmente, por açúcar, polímeros, compressores, frutas frescas,
calçados, geradores e máquinas e equipamentos da indústria sucroalcooleira.
Armando Monteiro acredita que o Plano Nacional de
Exportações terá um impacto positivo nas vendas externas de Pernambuco, uma vez
que alguns dos principais destinos do estado estão entre os mercados
prioritários escolhidos. “Teremos uma agenda proativa e pragmática com países
que são parceiros comerciais importantes de Pernambuco. Vamos trabalhar para
diversificar esta pauta e para que mais empresas do estado aproveitem as
oportunidades oferecidas pelo comércio exterior, gerando emprego e renda para
regiões que hoje não se beneficiam do setor exportador”, afirmou.
O Plano é um
passo importante para conferir novo status ao comércio exterior, com ações
estruturais que vão além de uma visão de curto prazo e que são as bases para
dinamizar e tornar mais competitiva nossa economia. O plano foi construído a
partir de cinco pilares: (1) acesso a mercados; (2) promoção
comercial; (3) facilitação de comércio; (4) financiamento e garantia às
exportações; e (4) aperfeiçoamento de mecanismos e regimes tributários.
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