terça-feira, 16 de junho de 2015

Recife ganha terminal de autoatendimento para negociar acordos entre clientes e empresas


Totem D’Acordo de autoatendimento, idealizado por Marcelo Tostes, funcionará no Fórum Desembargador Benildes de Souza Ribeiro (foto: divulgação)
Totem D’Acordo de autoatendimento, idealizado por Marcelo Tostes, funcionará no Fórum Desembargador Benildes de Souza Ribeiro (foto: divulgação)
Já imaginou poder negociar seus débitos num terminal eletrônico? A partir desta terça-feira (16), os consumidores pernambucanos já podem aderir a esse tipo de negociação para resolver problemas junto às empresas e fechar acordos evitando um processo judicial, que custa caro e demanda tempo. O equipamento será inaugurado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves.
O terminal de autoatendimento funcionará das 7h às 19h no Fórum Desembargador Benildes de Souza Ribeiro, na Av. Mascarenhas de Moraes nº 1.919 Imbiribeira, na capital. Por enquanto, já há duas empresas cadastradas nos totens de autoatendimento, a montadora de automóveis volkswagen e a fabricante de celulares e eletroeletrônicos Samsung. As empresas arcam com um custo que depende do pacote fechado junto ao fornecedor.
No totem, desenvolvido pela D’Acordo Service e Mediações Ltda, o cliente pode apresentar suas reclamações a um representante da empresa ao vivo, por um sistema de videoconferência. Se as negociações forem bem sucedidas, o consumidor pode sair, em até 20 minutos, com um acordo celebrado, impresso e com todas as pendências resolvidas. O serviço é ideal para empresas com alto índice de queixas, a exemplo de bancos, prestadoras de serviço e operadoras de telefonia.
Consumidor fala com atendente da empresa por teleconferência (foto: divulgação)
Consumidor fala com atendente da empresa por teleconferência (foto: divulgação)
Na tela, o consumidor toca na logomarca da empresa com quem deseja negociar, apresenta seu pedido e tira o fone do gancho. Imediatamente um representante da companhia passa a atendê-lo. Eles discutem o problema e tentam resolvê-lo fechando um acordo. Ao fim do atendimento, com o sucesso da negociação, o consumidor receberá como garantia um impresso assinado digitalmente pela empresa, especificando tudo o que ficou acordado.
O primeiro desses totens entrou em operação no mês de março na capital paulista. O próximo deverá ser instalado em Brasília (DF) em breve. O Totem da D’Acordo pode contribuir para desafogar os Juizados Especiais Cíveis, responsáveis pelo andamento de grande parte dos processos judiciais de pequeno valor baseados no Código de Defesa do Consumidor.

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