Mariana CampelloDo JC Trânsito

Rua é considerada um dos pontos mais críticos de fluidez do trânsito dentro do horário de picoFoto: Mariana Campello/ JC Trânsito
O trânsito caótico da Rua Ernesto de Paula Santos já virou parte da rotina de quem frequenta a via no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O grande fluxo de veículos, aliado à presença de centros residenciais e de comércio, contribui para a desorganização. Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), a rua é considerada um dos pontos mais críticos de fluidez do trânsito dentro do horário de pico.
A rua tem início na descida do Viaduto Presidente Tancredo Neves e termina no cruzamento com a Avenida Boa Viagem. Os motoristas que entram na via já encontram o engarrafamento desde o início do trecho, pois ela recebe o fluxo de veículos da Avenida Recife pelo viaduto. As transversais mais intensas são as conexões com a Visconde de Jequitinhonha e com a Avenida Hélio Falcão. Ela absorve, em apenas três faixas de rolamento, o fluxo de duas importantes artérias, que são as avenidas Recife e Marechal Mascarenhas de Moraes, que recebem 65 e 80 mil veículos diariamente, respectivamente.
O segurança Marcos André, 40 anos, espera o ônibus diariamente na Rua Ernesto de Paula Santos para voltar para casa e, segundo ele, os engarrafamentos geralmente começam a partir das 16h30 com o aumento de carros no local. "Aqui sempre é congestionado nos horários de pico. Eu acho que a razão de ser assim é por ser uma área misturada, residencial e comercial, e não ter estacionamento para os carros, eles ficam ocupando espaços incorretos e até duas faixas ao mesmo tempo", disse Marcos.
O administrador de empresas Marcelo Arrivas, 45, reclama dessa falta de respeito dos motoristas às leis de trânsito – quem estacionar em local proibido pode receber infrações leves (3 pontos na carteira e multa de R$ 53,20 ), médias (4 pontos na carteira e multa de R$ 85,13 ) e graves (5 pontos na carteira e multa de R$ 127,69). "Recife precisa de um projeto para educar os motoristas sobre as leis de trânsito. Outro problema são as ruas estreitas, como aqui na Ernesto de Paula", opina Marcelo.
A circulação atual da via já recebeu todo o tratamento possível, uma vez que a Rua Ernesto de Paula Santos forma binário com a Rua Ribeiro de Brito, além de já possuir o estacionamento proibido dos dois lados. Dessa forma, a atuação da CTTU é realizada com base em ações constantes de operação e fiscalização de trânsito. Equipes de orientadores estão dispostas em pontos fixos, nos cruzamentos com as avenidas Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar, auxiliando na fluidez do tráfego.

Taxista Antônio Máximo reclama do estresse no trânsitoFoto: Mariana Campello/ JC Trânsito
O taxista Antônio Máximo, 50, trabalha na área há sete anos e pretende abandonar a profissão por causa do estresse causado pelos engarrafamentos. "Pra falar a verdade eu nem sei o que poderia ser feito para melhorar o trânsito daqui, mas uma das causas de ser tão congestionado é a quantidade de carros", afirma.

Luis Souza reclama da falta de planejamento na viaFoto: Mariana Campello/ JC Trânsito
Para ordenação do tráfego na área, a Rua Ernesto de Paula Santos é rota constante da Operação Bairro Legal da CTTU. Diariamente, agentes do órgão percorrem vias do bairro de Boa Viagem com o intuito de coibir o estacionamento irregular. Em 2015, a operação já autuou mais de 13.000 condutores, dos quais 300 tiveram os seus veículos levados para o depósito.
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