quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Manifestação para intimidar trabalho infantil é marcada para esta quinta, no Centro do Recife

Imagem de crianças vendendo amendoin na praia. Foto: Letícia Lins/ JC
Mais de 3,5 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 15 anos de idade trabalham de forma irregular em todo País, segundo dados da Pesquisa  Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD/IBGE). Já em Pernambuco, o número de menores havia sido reduzido desde 2005, no entanto, esse índice voltou a crescer e apresenta uma taxa de ocupação expressiva de 10,4%, equivalente a 146.038 crianças e adolescentes, segundo o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepetipe).

Diante desses dados, será realizada às 14h desta quinta-feira (8), a III Marcha Pernambuco contra o Trabalho Infantil organizada pela Fepetipe, na Praça Oswaldo Cruz, bairro da Boa Vista, Centro do Recife. O ato visa mobilizar a sociedade para violação da criança e do adolescente.
A manifestação, que marca a semana do Dia das Crianças, espera um grande contingente de participante. A mobilização também é divulgada pelos organizadores através das redes sociais por meio da hastag #MarchaPEcontraOTrabalhoInfantil, que tem como ponto principal o compartilhamento de mensagens para intimidar o trabalho infantil.
O ato irá percorrer algumas das principais avenidas da capital, como Avenida Conde da Boa Vista, Rua da Aurora, Ponte Princesa Isabel e encerrarão a caminhada na Praça da República, onde entregarão carta ao governador, Paulo Câmara, pedindo providências frente ao trabalho infantil no Estado. A mobilização irá contar com ações culturais, como dança e percussão.
De acordo com os organizadores do evento, o trabalho infantil ocorre de maneira silenciosa e naturalizada. A legislação proíbe qualquer tipo de atividade exploratória de crianças e adolescentes, exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos de idade.
Mobilização quer inibir trabalho de crianças e adolescentes, que já ocupa o índice de 10,4% apenas no Estado / Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.