sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Abertura de CPI das Feiras Livres e do Matadouro Municipal de Toritama.






Com o intuito de esclarecer algumas irregularidades nos setores das feiras livres e também no matadouro municipal. Uma comissão de vereadores foi montada para investigação dos casos.

Na manhã desta quinta-feira (03), foi aberta uma CPI que visa como pontos principais a investigação sobre possíveis irregularidades nas arrecadações das feiras livres e também do matadouro municipal, com suspeita de haver dados financeiros contraditórios aos reais, e com um modelo de arrecadação falho, esses foram os principais motivos que levaram os vereadores a montarem a comissão de investigação. Um dos argumentos mais levantados durante todo o processo, foi o alto desnível nos valores arrecadados de uma temporada a outra, deixando a dúvida de o porque tanta diferença.
Estiveram presentes para prestar os esclarecimentos sobre os fatos relatados acima, o Diretor de Agricultura Jackson Teixeira, o ex Secretário de Industria e Comércio José Marcelo, os integrantes da área de Finanças e Tributação, Édila e Áureo Falcão respectivamente, e ainda o atual Secretário de Industria e Comércio Jucelio Souza. Não compareceram o Secretário de Agricultura Oldair, este por questões de saúde, tendo enviado um atestado de comprovação médica antes do inicio dos trabalhos, a outra falta ficou por conta do atual gestor Odon Ferreira da Cunha, que de inicio apenas avisou que não iria sem motivos demostrados, mais antes que chegasse ao fim dos esclarecimentos, um dos advogados presentes chegou com um aviso de que um juiz determinou que o mesmo não fosse por questões de segurança, já que sua integridade física poderia ser comprometida se o mesmo fosse a Câmara Municipal. Algo que gerou um pouco de revolta nos vereadores de oposição, por está escrito no regimento da Casa Legislativa, de que qualquer autoridade seja ela de cunho Municipal deverá comparecer para ser ouvida, caso seja convocada pela Câmara de Vereadores.
Os responsáveis pelas pastas investigadas tiveram respostas quase sempre bem parecidas, mais com uma deixa de que fatos importantes sem respostas ficaram no ar, causando dúvida e preocupação. Uma das complicações ficou por parte das feiras livres, onde o dinheiro é arrecadado por funcionários de uma pasta, recolhido por outros de uma outra pasta e assim sendo por último repassado a uma conta do executivo, denominada recursos próprios, sendo que nenhuma das secretárias sabe o valor que recebe, apenas recolhe e repassa. Já no matadouro a demanda de um mês é relativamente baixa comparada ao mês seguinte, e as explicações não foram muito convincentes, uma vez que os responsáveis dizem que na semana que se arrecada mais é porque se paga antecipado a taxa, e consequentemente a semana seguinte terá baixa.
Com isso os senhores e senhora acima citados foram ouvidos pela comissão investigadora, que foi composta pelos Vereadores, Birino - presidindo a sessão e Fábio Araújo como relator, foram ouvidos e testemunhados pelo advogado Dr Emerson.
Segundo o vereador Birino, o processo seguirá para investigação por uma comissão de advogados e um escritório de contabilidade, ainda segundo os vereadores de oposição a primeira vista tudo pode dá a entender que não deu em nada, porém "a casca de banana foi jogada e eles caíram'', palavras do vereador Birino, que afirma que com esses depoimentos eles pioraram a situação do executivo.
Espera-se agora a tramitação do processo para poder confirmar se realmente existem erros, nos atos investigados, lembrando que a CPI não foi aberta para ''cassação'' de mandato, e sim para corrigir irregularidades e mostrar ao povo que estava sendo feito de forma errada.




(Áureo Falcão)

( Jucelio Souza )
(José Marcelo)

(Jackson Teixeira)
(Édila)



Texto: Jessé Aciole
Fotos: Deivson Douglas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.