
Os fogos do Réveillon mal acabam de estourar e eles já estão rindo à toa. Nas sextas-feiras de janeiro, principalmente quando estão de folga no fim de semana, dão bom dia até para as plantas do Sistema Jornal do Commercio do Comunicação (SJCC). Mas na segunda-feira, fazem fila nos bebedouros do trabalho para tentar curar a ressaca. Assim como os apaixonados por futebol que defendem os seus times, fazem questão de demonstrar o amor pelo seu bloco favorito e perguntar – várias vezes – se os amigos querem comprar a camisa da agremiação para ajudar a pagar a orquestra. Se o desfile de bloco cai exatamente no dia do plantão, é claro que o coleguinha de redação vai ser “sutilmente” pressionado a trocar a escala (com cara de piedade na hora do pedido).
Como você pode perceber, não é difícil identificar um folião apaixonado pelo Carnaval em uma redação de jornal. Por saber decorado os dias e horários das principais prévias e dos desfiles dos blocos no Recife e em Olinda, eles também viram fonte de informação dentro do trabalho – e dão dicas de como aproveitar o melhor da folia. Este ano, o Portal NE10 convidou alguns desses loucos de amor pelo Carnaval para dividir as suas valiosas “orientações” com os internautas.
A série “Relatos da Folia” conta com a participação de dez profissionais do SJCC e as matérias escritas por cada um deles serão publicadas diariamente a partir desta segunda-feira (25), aqui no Blog. Participam os foliões Anna Tiago, Eloísa Felinto, Elton Ponce, Ísis Limão, Marcela Balbino, Mariana Dantas, Rafael Carvalheira, Raissa Ebrahim, Samuel Costa e Thiago Wagner.
Abrindo a série, a passista e produtora executiva da TV Jornal Eloísa Felinto.
A passista jornalista. Foto: André Nery/JC Imagem

A passista jornalista. Foto: André Nery/JC Imagem
Por Eloísa Felinto
CARNAVAL! Não dá para falar dele sem sentir o coração acelerar. Esse é, de longe, o melhor período do ano para mim. Desde o ano passado sou três em um: passista, foliã e produtora executiva do carnaval da TV Jornal. Mas, há pelo menos nove anos, passo meu Carnaval assim, exercendo três papéis, variando só minhas funções na empresa. Tem dias que eu nem sei como arrumo tempo para respirar, e é nessa loucura de momo, acordando com o sol (às vezes, antes dele) e sem hora para dormir, que eu me sinto em casa.
Eu não conseguiria eleger um único momento do carnaval que prefiro, mas vou tentar ir por categoria… Entre as prévias e bailes, eu vou de I Love Cafusú – uma prévia massa para os descolados de plantão. Dá para ir só ou acompanhado(a), mas, para quem quer se divertir mesmo, o bom é ir com uma turma grande, todos caracterizados de cafusús e rariús.
No sábado de Zé Pereira, se você não for ao Galo da Madrugada, não dá para dizer que brincou o Carnaval no Recife! Eu sei que é muita gente, muito calor e tudo mais, mas compensa. Quando você escutar “Essa cidade vai tremer e a galera vai suar” você vai concordar comigo.
Em Olinda o que não falta é bloco! Dá para se programar com antecedência para seguir alguns (comprando camisa ou não) ou então ficar em um ponto estratégico e ver todos passando. A frente da prefeitura é uma boa opção, mas, se você aguenta o rush, se joga nos quatro cantos que lá a coisa ferve. Meu preferido para seguir é o tradicional Eu Acho é Pouco.
Como eu tenho um filho de dez e um enteado de quatro anos, a programação em família também entra na minha agenda carnavalesca. O Pólo Infantil de Olinda, que fica na Praça do Carmo, é a melhor pedida: tem uma grade bem legal de atrações, brinquedos e atividades para as crianças. Uma dica massa é confeccionar uma fantasia em família, eu garanto que as crianças vão curtir.
O Recife Antigo tem muitas atrações bacanas. Eu não perco o show de Almir Rouche (esse ano será no sábado), e não é porque fui bailarina dele não, viu? Almir levanta o Marco Zero com sua animação e o repertório é para cima mesmo.
Bom também é curtir o Recife Antigo na terça-feira de Carnaval até o dia clarear. O melhor dia, para mim, é esse. Tem André Rio, Alceu Valença, Elba Ramalho… Só fera.
Se você brincou todos os dias, deve estar só o pó! Mas, arrume forças para curtir mais um pouquinho: na quarta tem Bacalhau do Batata em Olinda ou, se preferir, O Blocalhau, no Recife Antigo.
Entre uma saída e outra, liga na TV Jornal, tem cobertura da festa, entre flashes e transmissões.
Gente, não tem Carnaval mais lindo que o nosso! Já que não dá para estar em todos os lugares ao mesmo tempo, escolham seus destinos e curtam a folia. Mas curtam mesmo, sem preguiça. Aproveitem, porque depois só no ano que vem, viu?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.