sexta-feira, 25 de março de 2016

Na 20ª edição, José Pimentel promete emocionar público na Paixão de Cristo do Recife

Do NE10Rafael Paranhos
Peça conta com elenco de cerca de 100 atores e 400 figurantes e tem duração de aproximadamente 2 horas / Foto: Marcos Michael/ JC Imagem
Peça conta com elenco de cerca de 100 atores e 400 figurantes e tem duração de aproximadamente 2 horasFoto: Marcos Michael/ JC Imagem
"Enquanto puder carregar a cruz estarei representando a figura de Jesus Cristo", reforça o ator e diretor José Pimentel, de 81 anos, que encarna o principal personagem bíblico há 39 anos na Paixão de Cristo do Estado, sendo 20 deles no Marco Zero, Bairro do Recife, Centro da capital pernambucana. A apresentação começa nesta sexta-feira (25) e se estende até o próximo domingo (27), sempre às 19h. Este ano, o espetáculo completa duas décadas e promete emocionar os 75 mil visitantes esperados durante as três noites - duas a menos que na edição passada. 

A peça, que conta com elenco de cerca de 100 atores e 400 figurantes, terá duração de aproximadamente 2 horas. Quem for ao espetáculo, que conta os últimos momentos de Cristo na terra, irá conferir os nove cenários sendo modificados por 50 técnicos durante a montagem. Além disso, Pimentel garante que a apresentação conta com efeitos especiais, iluminação e sons para remeter aos tempos bíblicos e sensibilizar o público.

Com orçamento reduzido, a montagem também foi impactada. "Infelizmente, conseguimos apoio em cima da hora, mas, o importante é que o papel do ator é emocionar o espectador. Ver a emoção do público no fim da peça é espetacular", frisou o ator. Pimentel já atuou no espetáculo de Nova Jerusalém, na cidade de Brejo da Madre de Deus, no Agreste pernambucano, entre os anos de 1960 e 1990.

Ainda criança, aos 11 anos de idade, a estudante Ingrid Almeida dava os primeiros passos na encenação da Paixão de Cristo do Recife. Hoje, aos 20, ela participa da peça como figurante. "Não tem como se emocionar vendo o sofrimento do personagem de Cristo no espetáculo", afirmou. Já para a mãe Giane Maria, de 47 anos, que confere todos os anos o espetáculo, garante que sempre é uma emoção única.
Confira a programação de outras apresentações no Grande Recife e interior do Estado:

NOVA JERUSALÉM - A encenação da Paixão de Cristo mais famosa do Estado começou no dia  19 deste mês e segue até este sábado (26), em Nova Jerusalém, Fazenda Nova, Agreste pernambucano. O espetáculo deste ano não apresenta nenhuma mudança significativa em relação aos últimos. Igor Rickli volta a interpretar Jesus Cristo pelo segundo ano consecutivo. Os ingressos custam R$ 140 (inteira) 24 e 25 e R$ 120 nos dias 24 e 26. O evento começa todos os dias às 18h. Outras informações através do telefone: (81) 3732-1129;

GRAVATÁ - 
A Paixão de Cristo de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, encenada há mais de 30 anos na cidade, não será realizada este ano. O motivo é a crise pela qual o município passa. As mais de 150 pessoas envolvidas na organização do evento tentam unir esforços para realizar a peça em outro espaço, mas nada foi definido até o momento.

CABO DE SANTO AGOSTINHO - Nestas quinta (24) e sexta-feiras (25), às 20h, serão realizadas duas encenações da Paixão de Cristo mais tradicional do município, a Paixão da Ponte. As apresentações acontecem no Centro Social Urbano (CSU) do distrito de Ponte dos Carvalhos. A peça remonta a história da Paixão de Cristo utilizando um texto revolucionário, adaptado de Dom Hélder Câmara e Padre Geraldo Leite Bastos. A iniciativa é da Sociedade Teatral e Cultural Nação do Divino.

PAULISTA -  Este ano a tradicional Paixão de Cristo de Jardim Paulista, realizada na Praça da Encenação, na área central do bairro de Jardim Paulista Baixo, completa 29 anos de encenação. As apresentações serão realizadas nesta sexta-feira (25) e sábado (26), a partir das 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.