quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

MISSA DOS CONSELHEIROS TUTELARES EM POÇÃO



A Missa dos Conselheiros Tutelares teve sua origem, após o assassinato dos Conselheiros Tutelares: LINDENBERG NÓBREGA, CARMEN LÚCIA e DANIEL FARIAS, mortos traiçoeiramente na estrada do Sítio Cafundó no município de Poção/PE.

História:
LINDENBERG NÓBREGA, CARMEN LÚCIA e DANIEL FARIAS, eram Conselheiros Tutelares, trabalhavam diariamente pelo zelo do cumprimento dos os direitos das crianças e adolescentes de Poção.

No dia 06 de fevereiro do ano de 2015, os Conselheiros Tutelares acompanharam a Sra. Rita Venâncio, avó materna, em uma audiência na Vara da Infância e Juventude de Arcoverde, onde a mesma ganhou a guarda de sua neta. Vendo isto, Bernadete de Lurdes Brito Siqueira Rocha, avó paterna, contratou 4 pistoleiros que, covardemente armaram uma emboscada na estrada do sítio Cafundó, zona rural de Poção-PE para matar os 3 Conselheiros Tutelares e a Sra.Rita. Naquele dia não só o Município de Poção, mas todos os corações dos Conselheiros(as) Ex-Conselheiros(as) Tutelares estremeceram de tristeza e dor. Todos foram enterrados sob grande comoção no cemitério de Poção-PE. Um fato que não pode deixar de ser citado é que a criança estava no carro, mas não foi atingida. Hoje, em todo Brasil os Conselheiros Tutelares: LINDENBERG NÓBREGA, CARMEN LÚCIA e DANIEL FARIAS, são símbolos da luta por melhorias para a Classe.

E o tempo juntou o espírito místico do povo, aliado ao credo do homem à terra, transformando o local da tragédia, onde anualmente os Conselheiros Tutelares de todas as regiões de Pernambuco se reúnem.

Ainda em 2015, por mobilização dos famíliares, da sociedade e dos Conselheiros Tutelares de Pernambuco, a Prefeitura Municipal de Poção, ergueu uma estátua de uma mão segurando uma criança em homenagem ao trabalho dos Conselheiros Tutelares.

No ano de 2016, também por iniciativa dos Familiares e dos Conselheiros Tutelares de Pernambuco, realizou-se a primeira Missa no local, em homenagem a LINDENBERG NÓBREGA, CARMEN LÚCIA e DANIEL FARIAS, bem como a figura dos Conselheiros Tutelares.

A MISSA DOS CONSELHEIROS TUTELARES atualmente atrai Conselheiros Tutelares e seus familiares de todo Estado para no mês de fevereiro visitar Poção. O evento entrou no Calendário dos Conselheiros Tutelares de Pernambuco.

Texto: Diego de Vera
Edição: Thaysa Matos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.