sexta-feira, 13 de abril de 2018

Coluna Ética e Política – Pelo fim da violência sexual contra crianças! – Por Erick Lessa

“O lar deve ser um ambiente imaculado, propício para o bom desenvolvimento das nossas crianças. “

Erick Lessa
Erick Lessa
Há fatos que, de tão bárbaros, são capazes de indignar qualquer pessoa. Um destes ocorreu na terça-feira 10, quando uma criança de apenas 01 ano e meio chegou sem vida à Unidade Mista São José, em Bezerros. A equipe médica percebeu lesões no corpo do bebê e dilaceramento do ânus. Segundo a mãe do bebê afirmou à polícia, a criança foi estuprada pelo padrasto, com o qual estava junto há apenas 15 dias.
Situações desta natureza causam perplexidade, aversão e revolta, pois representam os contornos que a maldade pode adquirir até mesmo dentro das casas. Os lares, que deveriam ser ambientes de paz e segurança, por vezes têm se tornado espaços de abusos e conflitos.
Legislativamente, a conjunção carnal ou prática de outro ato libidinoso com menor de 14 anos é classificada como ‘estupro de vulnerável’ e está disposta no artigo 217 do Código Penal. O parágrafo 4º aponta que, se resultar morte da conduta, a pena aplicável é de 12 a 30 anos de reclusão. A rigidez na pena relaciona-se com a severidade dos traumas provocados por este tipo de comportamento.
De acordo com a Psicologia, inúmeros são os efeitos do abuso sexual de crianças. Depressão, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático estão entre os males resultantes da prática, cujas consequências podem acompanhar a vítima até mesmo durante a vida adulta.
Já segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a pedofilia é considerada uma doença. Por causa disso, estudiosos entram em controvérsias quanto à punição de tais sujeitos. Existem algumas instituições estrangeiras que chegam a defender o “amor livre e consensual” entre crianças e adultos, bandeira que temos como absurda.
É necessário, portanto, lutar pelo fim da violência sexual para com menores de idade, sobretudo a que é executada por parentes ou pessoas próximas das vítimas. O lar deve ser um ambiente imaculado, propício para o bom desenvolvimento das nossas crianças.
Fica a reflexão. Fique atento à próxima edição da coluna Ética e Política, que é divulgada todas as quintas-feiras. Caso deseje enviar críticas e sugestões, encaminhe para o e-mail: ericklessa04@gmai.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.