sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Após abaixo-assinado, bispo auxiliar assumirá paróquia de Casa Forte

Fiéis entregaram ao arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, um abaixo-assinado protestando contra a saída dos dois padres e do diácono da comunidade



O bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR), dom Limacêdo Antônio da Silva, assumirá a paróquia de Casa Forte, na Zona Norte do Recife, no dia 22 de janeiro, às 19h. O sacerdote será empossado pároco da comunidade após as transferências dos padres Deyvson Soares e Paulo Dutra e do diácono Aerton Carvalho.

Na mesma missa - que será presidida pelo arcebispo dom Fernando Saburido - tomará posse como vigário paroquial o padre Fábio Paz de Queiroz, até então pároco de Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Janga, no Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR). As saídas ocorrem sob protesto de alguns fiéis da comunidade, que chegaram a recolher assinaturas em um abaixo-assinado entregue ao arcebispo na segunda-feira (7).


Padre Deyvson Soares assumiu a função de administrador paroquial em julho de 2017, após a morte do padre Edwaldo Gomes, que ficou à frente da comunidade por mais de 40 anos. Ele irá assumir a paróquia do Janga no dia 21. Questionado sobre as mudanças, dom Limacêdo afirmou que este é um fato normal na administração da Igreja Católica.

“Periodicamente o bispo transfere os padres. Quando ele precisa de um padre ou do perfil dele, o convida para ir para outro lugar. Dom Fernando nunca transferiu um padre sem o consenso dele”, esclareceu. O bispo auxiliar - que irá acumular a função com a de pároco de Casa Forte - minimizou a questão do abaixo-assinado feito pelos fiéis. “Atraiu o sofrimento [dos fiéis] porque o pessoal estava acostumado com o padre Edwaldo. Disseram que o padre Deyvson também sairia quando morresse, mas agora os bispos transferem os padres com seis ou sete anos”, acrescentou.

“Não é a primeira vez que isso acontece na nossa diocese. O bispo emérito de Palmares, dom Genival Soares, também assumiu aparóquia de Casa Forte por um ano quando padre Edwaldo estava doente”, ponderou dom Limacêdo, que afirmou receber a nova função com alegria. “Eu gosto de paróquia. Servi em seis e cada uma é diferente, é única. Sigo com minhas funções pastorais e continuarei visitando as paróquias com dom Fernando e dando posse a padres”, finalizou.
Novas paróquias
O padre Paulo Dutra assumiu nesta quinta-feira (10) a administração da nova paróquia de São João Batista, em Aldeia, em Camaragibe, na RMR. O diácono Aerton Carvalho, por sua vez, será transferido para a paróquia de Nossa Senhora das Graças, no bairro da Soledade, no Centro do Recife.

Em carta assinada pelos padres Deyvson Soares e Paulo Dutra e pelo diácono Aerton Carvalho e divulgada aos fiéis no último sábado (4), os três afirmam que acolhem os desígnios divinos com amor e dedicação. “Expressamos nossa gratidão a Deus pelos anos dedicados à paróquia e a todo o povo que dos mais diversos modos expressou a reciprocidade de amar e servir", afirmaram. Por fim, eles pedem as preces dos fiéis por suas novas missões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.