quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Carnaval 2019 em Pernambuco tem horários definidos

Diretrizes de segurança no Carnaval no Estado foram divulgadas nessa terça-feira (8) pela Secretaria de Defesa Social

Agremiações devem solicitar policiamento até 31 deste mês ou podem ser impedidas de desfilar

O Carnaval 2019 em Pernambuco já tem horário definido, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS). Durante o período pré-carnavalesco, compreendido de 5 de janeiro a 28 de fevereiro, as agremiações autorizadas previamente poderão desfilar entre as 10h e 22h. O horário fica mais amplo de 1º a 6 de março (período oficial da Folia de Momo): das 10h às 2h. Representantes de entidades carnavalescas públicas ou privadas têm até o dia 31 deste mês para efetuar a solicitação de segurança pública para seus eventos, sob o risco de serem impedidas de acontecer, caso não seja realizada essa comunicação.

“Como o aporte de segurança que a gente tem que fazer é grande, nós estabelecemos essas regras através de portaria que lançamos anualmente, para que a gente possa se planejar”, justifica o secretário-executivo da Secretaria de Defesa Social (SDS), Humberto Freire. As solicitações deverão ser endereçadas, exclusivamente, ao e-mail gtcarnaval@sds.pe.gov.br, contendo todas as informações necessárias como percurso do desfile ou local do evento, expectativa de público (ou quantidade de ingressos postos à venda, no caso de eventos privados), horário de início e término, quantidade de palcos, trios e carros de apoio, assim como cópia dos documentos de identificação dos responsáveis pelo evento.
Terão preferência eventos historicamente consolidados no calendário carnavalesco e turístico de Pernambuco, a quantidade de pessoas esperada em cada evento e cronograma de solicitação. “Quanto mais cedo a solicitação for feita, melhor. Os eventos organizados em locais públicos e que sejam gratuitos são prioritários porque são mais democráticos e atingem uma maior quantidade de pessoas”, ressalta o Humberto Freire.


As festas que não apresentarem a solicitação no tempo previsto podem ser impedidas de acontecer. “Avaliamos todos esses critérios apontados na pontaria e, até uma semana antes do evento acontecer, fazemos a vistoria”, acrescenta o chefe de fiscalização dos Bombeiros, Erick Aprígio. A Polícia Militar terá efetivo posicionado nos horários informados acima. No período de Carnaval, serão empregados equipes das 10h às 18h e das 18h às 02h, com prorrogação ou antecipação do horário em até duas horas, mediante requerimento do responsável.

O efetivo, cuja quantidade total utilizada no Carnaval ainda será divulgada, será pensado de acordo com o número de público, bem como a quantidade de trios elétricos, sendo de grande porte eventos que contêm com dez a 15 trios, médio porte, de cinco a nove, e pequeno porte, de um a quatro trios elétricos. A exceção é o Galo da Madrugada que poderá ter até 45 veículos especiais (que compreendem carros alegóricos e trios elétricos). O Plano Estratégico e o Plano Tático devem ser apresentados pelo GT Carnaval até o dia 08 de fevereiro, apontando informações acerca da identificação de cada evento segundo porte e fatores de risco e os meios que serão empregados por cada órgão operativo.



Descentralizado
Pela primeira vez no Carnaval, Pernambuco contará, além do Centro Integrado de Comando e Controle (CICCR), em São José, com outras duas centrais que serão instaladas no Interior: uma em Caruaru, responsável pelo Agreste e Zona da Mata; e uma em Serra Talhada, para abranger todo o Sertão. “A gente tinha apenas uma grande central no Recife. Vamos replicar um modelo que deu muito certo nas eleições”, disse o gestor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.