segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Chove em três horas no Recife o equivalente a 21 dias

Apesar do alto volume de chuva, informa a PCR, nenhuma ocorrência grave foi registrada no Recife



Em apenas três horas desta segunda-feira (28) choveu o esperado para 21 dias no Recife. É o que diz balanço divulgado no início desta tarde pela Prefeitura do Recife (PCR). A precipitação total foi de 70 milímetros na capital pernambucana entre 8h e 11h. A média histórica para o mês de janeiro, segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), é de 103,8 milímetros. 

O alerta de chuvas fortes emitido pela Apac no fim da noite desse domingo é válido até 21h desta segunda. Apesar do alto volume de chuva, informa a PCR, nenhuma ocorrência grave foi registradano Recife. As regiões com maior incidência de chuvas no Recife foram Areias, na Zona Oeste, com 73,20 mm; Imbiribeira e Pina, na Zona Sul, com 66,78 mm e 66,34 mm respectivamente. 
A Defesa Civil do Recife atendeu, até o meio-dia, 46 chamados, entre vistorias técnicas e colocação de lonas. Ao todo foram enviados 900 profissionais para atuar nas ruas e morros da cidade. 31 mil famílias moradoras de áreas de risco cadastradas receberam alerta. O órgão mantém plantão 24 horas através do número 0800.081.3400. A ligação é gratuita. 

Segundo o meteorologista da Apac Hailton Dias, as fortes chuvas, trovões e raios desta segunda foram causadas pela junção de três sistemas: vórtice ciclônico em altos níveis, instabilidade em baixos níveis e aumento médio de 1º C na temperatura do oceano. "[Esses sistemas] influenciam na formação de nuvens de convexão profunda, que são grandes e altas e fazem os relâmpagos e trovões", explicou. 

Foram registrados ainda quatro ocorrências de queda parcial ou total de árvores: nas avenidas Rui Barbosa e da Amizade, nas Graças, na área central; na rua das Moças, no bairro do Arruda, na Zona Norte; e no Sítio Trindade, em Casa Amarela, também na Zona Norte. 

A Emlurb intensificou a drenagem nas áreas mais baixas do Recife para facilitar o escoamento das águas. Foram mobilizados mais de 200 trabalhadores e três caminhões equipados com jatos para sucção de água. No trânsito, a CTTU deslocou 180 agentes e 70 orientadores de trânsito para as áreas afetadas pelas chuvas. No período de 8h às 11h foram registradas 31 ocorrências em semáforos.

Paulista
No Paulista, na Região Metropolitana do Recife, a Defesa Civil recebeu 15 solicitações para instalação de lonas. Uma equipe da prefeitura foi à rua 50, no bairro de Maranguape II, para uma ação emergencial em um canal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.