sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Ganhe o Mundo: 37 estudantes embarcam para os EUA



Selecionados na sétima edição do programa Ganhe o Mundo37 estudantes do segundo ano de escolas públicas do Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana (RMR) do Estado, embarcam na tarde desta quinta-feira (17), no Aeroporto Internacional do Recife, para os Estados Unidos, onde farão intercâmbio pelos próximos seis meses. Lançado pelo governo do Estado em 2012, o Ganhe o Mundo levou mais de 7,5 mil estudantes para aprender um segundo idioma no exterior de forma gratuita.

As provas classificatórias para esta edição ocorreram em 2018, contemplando as disciplinas de português, matemática e língua estrangeira. Outro critério para a seleção foi o bom desempenho escolar, exigindo que todos os alunos estivessem com as notas semestrais acima da média. 

A adolescente Luíza Pereira da Rocha, de 16 anos, estuda na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Professor Moacyr de Albuquerque, no bairro de Cavaleiro, município de Jaboatão do Guararapes, RMR. Ela pretende cursar Direito quando concluir o ensino médio e acredita que essa oportunidade vai possibilitar boas conquistas como profissional.


“Essa é uma experiência que vai valer para o resto da vida. Não devemos subestimar nunca o peso de um intercâmbio na vida de um estudante, pois muitas empresas procuram jovens que já tenham estudado fora”, comentou Luíza. 

Já o jovem Bernard Farias de Barros, que também tem 16 anos, estuda no Erem de Belo Jardim, no município de Belo Jardim, Agreste do Estado. Para ele, a saudade da família vai ser grande, mas não vai atrapalhar seu desempenho no intercâmbio. “Eu vou tentar desenvolver outras relações, conhecer bem a família que vai me receber e fazer novos amigos para esquecer esse sentimento tão ruim que é a saudade”, completou.

Essa é a primeira turma do programa a embarcar para o exterior em 2019, que estudará na modalidade high school — uma espécie de ensino médio estadunidense. Para isso, eles contarão com aulas regulares semanais em escolas norte-americanas e com uma bolsa mensal para ajuda de custos no valor de R$ 729. “Este valor é quase uma mesada para esses estudantes, porque lá eles já vão estar com tudo pago. A bolsa é mesmo para gastos pessoais, como o lazer”, explicou o Secretário de Educação do Estado de Pernambuco, Frederico da Costa Amancio.

O governador Paulo Câmara também esteve presente na ocasião. Segundo ele, um dos pontos importantes do Programa Ganhe o Mundo é a interação dos estudantes pernambucanos com outras culturas. “Além de aperfeiçoar o inglês, eles vão conviver com uma cultura nova, estando conectados com tudo o que está acontecendo. Queremos jovens cada vez mais preparados e melhor formados para que possam enfrentar os desafios desse mundo que está cada vez mais rápido”.

Ao chegarem nos EUA, os intercambistas serão recebidos por famílias pré-selecionadas, que oferecerão moradia e suporte para os estudantes durante o semestre letivo. Os destinos contemplam estados como TexasWashington e Alabama. Na sexta-feira (18) e no sábado (19) um outro grupo com 48 alunos embarca para a cidade de Mágala, na Espanha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.