terça-feira, 23 de abril de 2019

Agricultores e agricultoras familiares de Pesqueira são contemplados com ações da Secretaria de Desenvolvimento Agrário


Boa notícia para os agricultores e agricultoras familiares do município de Pesqueira, no Agreste Central do Estado. Na última semana, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) realizou entregas para o fortalecimento do setor naquela região, disponibilizando 50 mil alevinos, 100 caixas de isopor e 10 mil raquetes de palma. Também foi anunciada a distribuição de 4 mil quilos de sementes, que estão armazenadas na gerência regional do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

As entregas ocorreram durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pesqueira, na presença de agricultores e autoridades municipais. Representando a pasta, o secretário executivo de Agricultura Familiar da SDA, Gleybson Neves, destacou o foco da Secretaria no apoio à agricultura familiar. “Desde que assumimos a Secretaria Executiva, temos nos dedicado, junto com o secretário Dilson Peixoto e com toda a equipe da Secretaria e das vinculadas, a fazer chegar as ações do Governo do Estado à população que mais precisa, com um olhar especialmente voltado aos agricultores e agricultoras familiares”, reforçou Gleybson Neves.

Pesqueira é um dos municípios que compõem a bacia leiteira do Estado e conta com a força do trabalho de cerca de 20 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais, que contribuem para levar alimentos à mesa da população, sobretudo milho, feijão e mandioca.

Os alevinos, das espécies tambaqui e tilápia, irão povoar os açudes e barragens do município e poderão ser comercializados, em média, após um período de seis meses, com preços que variam de R$ 8 a R$ 12 o quilo, a depender da espécie e do peso. “Essa é uma iniciativa importante da Secretaria e chega em boa hora, com o povoamento dos mananciais enquanto estão cheios, por causa das chuvas. Nosso objetivo é entregar aproximadamente 3 milhões de alevinos em todo o Estado” assegurou o secretário executivo.

Também estiveram presentes no evento o deputado Doriel Barros e demais integrantes da Secretaria e vinculadas, como o gerente de Desenvolvimento Territorial da SDA, Luiz Camilo de Melo; o gerente de Reordenamento Agrário do Iterpe, Felipe Falcão; e a gerente de Crédito Fundiário do Iterpe, Alcineide Oliveira, ambos representando o presidente da Instituição, Altair Correia; o secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, Ivaldo Ferreira; o chefe da Unidade de Pesca da SDA, Roberto Maurício; o técnico do IPA de Pesqueira, Walmir Tenório; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município, Marilene Valença; o secretário de agricultura municipal, Hamilton Didier; o coordenador do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Pesqueira, Cosmo Fernandes; e o representante da Cáritas, Itamar Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.