A Folha de Pernambuco completa nesta quarta-feira (3) 21 anos e comemora com você mais de duas décadas de inovações, sempre caminhando junto às tendências do mundo da comunicação
Fonte diária de informação, a Folha de Pernambuco completa nesta quarta-feira (3) 21 anos. São 21 anos de muito trabalho na apuração de notícias que buscam levar conteúdos e serviços relevantes para o leitor e que, neste mundo cada vez mais tecnológico, ganham novos contornos, transbordando do jornal impresso para a rádio e para as plataformas digitais.
Também são 21 anos de comemoração. Afinal, ao longo dessa trajetória, a Folha de Pernambuco mostrou que é capaz de se reinventar, fazendo com o que jornal que foi às ruas pela primeira vez em 3 de abril de 1998 crescesse e se consolidasse no mercado editorial, dando início a um grupo de comunicação respeitado e inovador, que, além do jornal, conta com rádio (Rádio Folha 96,7 FM), o Portal FolhaPE e redes sociais - plataformas que trabalham em conjunto para transmitir informação de qualidade e relevância e, por isso, se em em constante crescimento e inovação.
“Vamos continuar, diariamente, produzindo conteúdo de qualidade e tendo como papel fundamental atender os desejos e a necessidade da audiência”, garante o presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, destacando que a Folha de Pernambuco vai continuar inovando na tarefa de informar o cidadão pernambucano. “Levamos ao leitor uma nova experiência na relação com a notícia. Segmentada, temática, personalíssima, informativa, verdadeira”, revela Monteiro, explicando que, para isso, o conteúdo da Folha de Pernambuco é distribuído em multiplataformas.
“É comodidade e segurança sobre a informação em tempos de fake news”, pontua o presidente do Grupo EQM, lembrando que o “jornalista nunca foi tão essencial para o bom entendimento das contradições e da complexidade do universo contemporâneo”. É por isso, por sinal, que a Folha de Pernambuco inova sem deixar de lado sua missão inicial: levar informação de qualidade e credibilidade através de uma linguagem apropriada para o dia a dia do leitor.
“A Folha vem mudando ao longo desses 21 anos, mas sem perder sua essência principal, que é a qualidade, a prestação de serviço e a credibilidade do conteúdo editorial. O conteúdo é fundamental”, confirma o diretor executivo da Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi, concluindo que, por conta desse histórico de credibilidade, o novo desafio do grupo é tecnológico - um tipo de desafio que, por sinal, tem afetado todo o mercado mundial. “O que temos que fazer é estarmos preparados para distribuir esse conteúdo em qualquer plataforma”, arremata Pugliesi.
“Os jornais precisam se adaptar ao novo mercado digital”, reconhece o diretor operacional da Folha de Pernambuco, José Américo Góis, que tem tocado esse trabalho na área comercial do jornal, mas garante: a reinvenção digital da Folha de Pernambuco tem sido muito bem recebida. “Políticos, empresários, publicitários, intelectuais, acadêmicos e o público em geral têm dado depoimentos consagradores. Afinal, editorialmente falando, este é um jornal moderno, ágil e fácil de ler, mas de profundidade”, explica Góis, lembrando que o reconhecimento é o mesmo no segmento comercial e publicitário. “O jornal é muito respeitado comercialmente, pois o anunciante sabe que sempre terá retorno quando anunciar no impresso, rádio ou portal”, afirma.
“A cada ano que passa, a Folha se supera e se afirma como um veículo de credibilidade que está antenado em tudo que acontece”, reforça a diretora adminirativa da Folha de Pernambuco, Mariana Costa, que atribui esse sucesso ao trabalho em equipe. “Devemos isso ao conjunto de pessoas que fazem a Folha, porque nós temos uma equipe que valoriza esse projeto”, destaca Mariana, falando também que é a persistência dos jornalistas de apurar e investigar cada fato noticiado que ampliou o rol de leitores da Folha, fazendo com que o jornal, que nasceu de olho na parcela da população que estava fora da mídia 21 anos atrás, também chegasse a um público diferenciado e formador de opinião.
“Atualmente, com a questão das fake news, é muito importante para uma empresa de comunicação ter pessoas comprometidas com a apuração, que de fato fazem notícia. É isso que nos permite gerar notícia com o selo de que é verdade”, acrescenta a diretoria de marketing da Folha de Pernambuco, Joanna Costa, ressaltando que, por isso, “a Folha faz parte do cenário de comunicação do Estado com orgulho e respeito”.
Também é com orgulho que, hoje, a Folha de Pernambuco pode dizer que está antenada às mudanças do mercado editorial, sentidas em todo o mundo por conta da explosão de informações disponível na internet. É que, diante desse cenário de transformação digital e combate às fake news, o time de jornalistas que faz a Folha de Pernambuco tem buscado novas formas de transmitir informações e atingir o leitor. Tudo para estar mais próximo e falar a mesma língua do seu público.
“A nossa meta agora é intensificar a sinergia entra o produto Folha de Pernambuco, que já está consolidado, com o nosso alcance digital. Isso envolve produtos específicos para a linguagem da web, inclindo as plataformas de redes sociais”, explica a editora-chefe da Folha de Pernambuco, Leusa Santos, que promete trabalhar cada vez mais com a transmissão de informações de forma coordenada entre diferentes plataformas, para que o jornal e a rádio estejam cada vez mais integrados ao Portal FolhaPE e às redes sociais da Folha de Pernambuco.
"Nossa produção de conteúdo já é focada na adaptação de forma e linguagem nas nossas diferentes plataformas. Sempre nas reuniões de pauta há uma curadoria do que é produzido, como é produzido e em que plataforma será veiculado”, explica Leusa, lembrando que a história de sucesso do jornal sempre esteve baseada na superação, inovação e inquietação. “São pilares que, mesmo com os desafios do mercado editorial e do fazer jornalístico, fazem com que o jornal se supere e lance produtos editoriais novos e iniciativas digitais que vêm ganhando cada vez mais espaço e adesão da audiência”, cita, confirmando o que tem dito Eduardo de Queiroz Monteiro: “A tecnologia está cada dia mais presente no nosso grupo e em conexão com as inovações do mercado. É uma nova relação entre a nossa mídia tradicional e a entrega de conteúdo online, direto, em tempo real."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.