terça-feira, 16 de julho de 2019

Esta terça-feira é dia de celebrar a padroeira do Recife

Nos cem anos da coroação canônica de Nossa Senhora do Carmo, missas serão celebradas a partir das 5h, antecedendo a procissão



“Nossa Senhora do Carmo é minha mãe, me mostrou o que é amor de verdade.” A frase dita pela aposentada Odete Da Hora, de 63 anos, descreve o sentimento de milhares de fiéis que comparecerão, hoje, à procissão da padroeira do Recife, no bairro de Santo Antônio. Após quatro dias de festa, a Basílica do Carmo recebe missas a cada hora, até o fim da tarde, quando ocorre o encerramento.

“A partir das 4h30 da manhã, a movimentação em torno da basílica já começa. Às 5h teremos a primeira missa, já com um grande quantitativo de pessoas”, explica o reitor da basílica, frei Rosenildo Alexandre. A expectativa é que 500 mil fiéis compareçam à programação nos cinco dias de celebração, que conta com mais de 100 eventos culturais, apresentações e festividades religiosas, disse o frei.

“São cem anos da coroação canônica de Nossa Senhora e, desde a pré-festa, no dia 1º de julho, percebemos um maior público comparado às edições anteriores”, pontua. A celebração da santa, no entanto, não termina neste mês de julho. No mês de setembro acontece o tríduo do centenário entre os dias 18 e 21. Missas e procissões com a imagem de Nossa Senhora pelas ruas do Recife marcarão a programação. 


Falar sobre a santa com a aposentada Odete Daora remete à infância da idosa. Ela, que está na igreja desde a pré-festa, diz que realiza pedidos, agradece e também trabalha, tudo por Nossa Senhora do Carmo.

“Minha mãe me trazia aqui desde pequena, portanto me considero devota desde então. Estou trabalhando, mas é por ela também”, conta Odete, sobre o voluntariado que realiza na venda de rosas para a campanha de novos sinos para a basílica. A meta é arrecadar R$ 138 mil reais para a compra do novo equipamento.

No fim da tarde, a missa campal de encerramento será presidida pelo cardeal e arcebispo da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta e terá início às 16h. Após a missa, a famosa procissão dos fiéis seguirá pelo bairro de Santo Antônio, saindo do Pátio da Igreja do Carmo para a avenida Dantas Barreto, até a avenida Nossa Senhora do Carmo, avenida Martins de Barros, praça da República, rua do Sol, avenida Guararapes, de onde retornará para a Dantas Barreto. 

Para monitorar e auxiliar o tráfego durante a procissão, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), conta com 50 agentes em um esquema especial a partir das 15h30. A expectativa é que o desbloqueio das vias ocorra por volta das 21h, horário estimado para a dispersão do público.

Nesse mesmo horário da tarde, bloqueios serão montados no início da Dantas Barreto, nas proximidades do Palácio da Justiça, além dos cruzamentos das ruas Siqueira Campos, avenida Guararapes com a avenida Dantas Barreto; da avenida Nossa Senhora do Carmo com a rua do Imperador e com a avenida Martins de Barros. Os desvios devem ser feitos pela rua da Aurora, ponte do Limoeiro, avenida Cais do Apolo, rua Madre de Deus, ponte Giratória e avenida Martins de Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.