segunda-feira, 15 de julho de 2019

Paulo Câmara entrega mais de mil casas no Litoral Sul



O governador Paulo Câmara inaugurou, nesta sexta-feira (12), a primeira etapa de um dos maiores projetos habitacionais construídos no Estado. Durante a solenidade, realizada no Cabo de Santo Agostinho, foram entregues as chaves de 1.096 casas do Habitacional Nova Vila Claudete. Construído pela Caixa Econômica Federal por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, o projeto conta com 2.620 residências destinadas a famílias indenizadas pela administração do Complexo Industrial Portuário de Suape, que foram remanejadas de áreas de preservação ecológica ou zonas industriais. As 1.524 casas restantes serão entregues em uma segunda etapa, com previsão para outubro deste ano. O investimento total da obra é de R$ 229 milhões.

“A entrega da primeira etapa desse conjunto habitacional é muito significativa. É um bairro planejado, com equipamentos públicos e uma estrutura que oferece moradia com dignidade. O Estado aportou uma área de quase 100 hectares para a construção dessas casas, e tivemos investimentos na ordem de R$ 14 milhões, que envolve desde construções na área de educação e de saúde até ações de segurança e assistência social. É uma atividade integrada, inclusive com o governo municipal do Cabo", detalhou Paulo Câmara.

“Debaixo de um teto a cidadania começa, e a gente pode ser muito mais feliz, além de oferecer muito mais segurança e dignidade aos nossos familiares. Recebam essa chave e guardem como um bem de sua família. A partir de agora, é nesse lugar que vocês vão passar o Natal e vão comemorar os aniversários”, afirmou a superintendente regional da Caixa Econômica em Recife, Simone Nunes, diretamente aos beneficiados.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, o empreendimento representa muito mais que simplesmente a entrega de novas casas. A obra implica em um conceito de bairro planejado. "A presença do Estado se dá através dos serviços públicos para conseguir absorver uma demanda tão grande de pessoas. Não é só a unidade habitacional que está sendo entregue, está sendo entregue um CRAS, um posto de saúde e, posteriormente, será entregue uma creche”, disse o secretário.

Cada unidade habitacional tem 40,32m² de área, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e quintal. O espaço também dispõe de equipamentos comunitários como parques infantis, quadras e salão de festa. A construção contempla serviços de infraestrutura urbana e comportará, futuramente, ações de assistência social, saúde e educação.

Uma das beneficiadas, Nívea Geângela, é autônoma e mãe de quatro filhas. Emocionada, ela expressou seu alívio e felicidade em ter um novo lar para seguir a vida ao lado dos familiares. "É uma grande emoção poder entrar na minha casa. Eu estava sem expectativa, desempregada, com filhos para criar, sem ter de onde tirar e muitas vezes sem ter esperança. É um sonho realizado. Com certeza eu e minha família seremos muito felizes aqui", comemorou.

Centenária - Dona Sebastiana Barbosa, atualmente com 110 anos de idade, foi a primeira moradora a se estabelecer na antiga vila. Agora, retornando ao espaço com uma casa própria, a idosa afirmou estar se sentindo agraciada. "Estou muito realizada com a casa nova. Fiz questão de vir aqui receber a chave. Agora, tenho a satisfação de ter minha casa, e quando eu partir, vou em paz, porque realizei esse sonho", declarou.

Estiveram presentes diversos secretários estaduais; os deputados estaduais Cloves Paiva, Simone Santana e Fabíola Cabral; o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém; o gerente regional do governo da Caixa Econômica Federal, João Carlos Sá Leitão de Freitas; o gerente de habitação da Caixa, Milton Cardoso; o chefe do departamento regional do BNDES Caio Ramos; o presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) Bruno Lisboa; o diretor de Gestão Portuária de Suape Paulo Coimbra; e o representante do Porto de Suape Coronel Pereira Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.