sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Presidente do Uruguai Tabaré Vázquez tem câncer de pulmão

A doença de Vázquez, que governa o Uruguai pela segunda vez desde 2015 e que termina seu mandato em março de 2020, surpreendeu o país em plena campanha presidencial



O presidente uruguaio Tabaré Vázquez, de 79 anos, tem um tumor maligno no pulmão, confirmou seu médico nesta sexta-feira, após uma intervenção para diagnosticar a doença. 

"A presença de um tumor maligno foi confirmada", disse seu médico em um comunicado da presidência uruguaia.

Vázquez, um oncologista que dedicou parte de sua ação política ao combate ao tabagismo e ao câncer de pulmão, "está em excelente estado e superou sem complicações a intervenção".

Com o tom tranquilo que o caracteriza, o presidente havia anunciado na terça-feira passada que havia descoberto um "nódulo pulmonar" com aparência maligna, o que lhe obriga a ser internado para obter um diagnóstico definitivo, que deverá ser disponibilizado nos próximos dias. O tratamento dependerá desse resultado.

A doença de Vázquez, que governa o Uruguai pela segunda vez desde 2015 e que termina seu mandato em março de 2020, surpreendeu o país em plena campanha presidencial para as eleições de 27 de outubro.

O presidente pertence ao Frente Ampla, que governa o Uruguai desde 2005 e que chegou por primeira vez ao poder liderado pelo próprio Vázquez.

O presidente foi reconhecido e premiado por sua luta contra o tabaquismo e conseguiu tornar o Uruguai no primeiro país livre de fumaça de tabaco na América Latina em 2006, e o quinto do mundo, ao proibir fumar em espaços públicos fechados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.