quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Versão feminina do Íbis decola no Campeonato Pernambucano

Em preparação para mata-mata, Íbis supreende com honrosa participação no Estadual e desafia grandes


Conhecido pela alcunha de "pior time do mundo", o Íbis tem chamado a atenção pela honrosa participação com sua versão feminina no Campeonato Pernambucano 2019. Após encerrar a primeira fase na quarta colocação, a equipe surpreendeu e conseguiu a vaga para disputar o mata-mata. Agora, as comandadas de Cristiano Recife se preparam para enfrentar o Sport na semifinal, com o primeiro jogo marcado para este domingo, no estádio Grito da República, em Olinda, às 15h.
Para o Pássaro Preto, os obstáculos no Estadual são dobrados. Além de ter que lidar com falta de estrutura e visibilidade do futebol feminino, a equipe desafia os gigantes da Capital com uma campanha surpreendente. “É um trabalho árduo. Nós trabalhamos sempre com seriedade, mesmo não tendo nenhum apoio. Tenho uma equipe pequena que me ajuda, mas nenhum deles recebe nada, assim como as atletas que só costumam receber um auxílio em caso de viagens. Mas estou muito feliz com esse resultado, foi uma surpresa que adoramos e estamos trabalhando duro para alçarmos voos ainda maiores”, disse Cristiano, ex-atacante do Sport.
Essa elevação de altitude à qual o comandante se refere é a sonhada classificação para o Campeonato Brasileiro da Série A2. Isto acontecerá se a equipe ficar na frente do Náutico, em qualquer perspectiva. Assim, o Íbis garantiria a primeira participação da sua história no futebol feminino em uma competição nacional. Na outra partida da semifinal, o Timbu enfrenta o Vitória/Santa Cruz.
Ozi Ramos, presidente do Íbis, preferiu deixar de lado a fama do clube e exprimiu confiança nas atletas. “Essa história de pior time do mundo fica para o marketing. Aqui no clube nós trabalhamos com muita seriedade e profissionalismo. Nós sabemos que é complicado fazer futebol feminino, mas se você consegue ter o mínimo de organização já ajuda bastante. Começamos com a equipe em 2014, como corriqueiro sempre éramos os últimos colocados, por isso é gratificante demais chegar em uma semifinal”.
Os treinos ocorrem diariamente no Campo do Poeirão, em Cruz de Rebouças, porém nem todas as atletas conseguem participar das atividades. Este é o caso da atacante Vanessa Rodrigues, artilheira do Campeonato Pernambucano (cinco gols). “Infelizmente nem todas as meninas conseguem treinar todos os dias. No meu caso é por conta da faculdade. Só consigo me dedicar ao Íbis nos fins de semana. Porém, também há outros casos em que minhas companheiras deixam de ir por falta de passagem”, afirmou.
Para se ter ideia do feito do Íbis basta olhar para as campanhas passadas. No Pernambucano de 2018, a equipe perdeu as quatro partidas que disputou, contra Náutico e Ipojuca. Em 2014 e 2016, o Pássaro Preto também ocupou a lanterninha. Todos esses resultados só ressaltam a importância dessa classificação às semifinais.
“É uma surpresa termos conseguido nos classificar, mas nos esforçamos muito para chegar até aqui e não poderia ter sido diferente. O Íbis é um diferencial enorme na minha vida dentro e fora dos gramados. O professor Cristiano vem me ajudando muito a aperfeiçoar minhas habilidades no futebol e passado um pouco de sua experiência. Sou muito grata pela oportunidade e espero poder corresponder com a classificação para o Brasileiro”, relatou Rayane Gois, lateral-direita do Íbis e uma das atletas mais experiente do elenco, com passagens por CRB, Sete de Setembro, Flamengo de Arcoverde, Santa Cruz e Central.
Principal objetivo do Íbis, o Campeonato Brasileiro da Série A2 teve o Náutico como único representante do Estado neste ano. No grupo 3, as atletas do Timbu alcançaram a quinta posição, o que não foi o suficiente para levá-las às oitavas de final. Na próxima temporada, Sport e Vitória/Santa Cruz já estão garantidos na competição, isso porque ambos foram rebaixados da elite para a segunda divisão nacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.