segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Enem 2019: na reta final, revisão do conteúdo, calma e descanso são recomendados


Faltando menos de uma semana para a primeira parte da prova, os candidatos tendem agora a fazer revisões dos conteúdos aprendidos durante todo o ano



No próximo domingo, dia 3/11, os mais de 5 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) farão a primeira etapa da avaliação – são 5h30min para responder as 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas, além da Redação. Faltando menos de uma semana para a primeira parte da prova, os candidatos tendem agora a fazer revisões dos conteúdos aprendidos durante todo o ano.

É o caso da estudante do Ensino Médio, Camila Amorim, que optou também por se preparar para a prova por meio de um cursinho pré-Enem. Com a nota do nota do exame, Camila pretende ingressar em um curso superior na área da saúde. Sua rotina de estudos começa cedo, desde as 8h. À tarde, ela vai para o cursinho onde fica até a noite. Em casa, ela descansa por cerca de 1h e retoma os estudos. “Estou resolvendo questões e revendo fórmulas. Já fiz várias redações ao longo do ano para aprender a otimizar o tempo”, conta a estudante.

psicóloga e docente do curso de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul, Ksdy Sousa, defende que, antes da prova, o ócio é mais importante do que a revisão e aconselha: “Geralmente, recomenda-se que dois dias antes da prova nada seja feito referente a isso, pois pode gerar mais ansiedade e o cérebro não irá registrar muita coisa. Talvez durante a semana possa ser feito, mas dois ou três dias antes da prova, não”. Ainda de acordo com a especialista, na semana que antecede o Enem, é importante que o candidato dê prioridade ao descanso, à ingestão de alimentos leves, dormir bem, ouvir música, assistir filmes e sair com amigos.

Enem 2019
O Enem é um dos principais meios de acesso ao ensino superior público, através do Sisu, e nas faculdades particulares, através do Prouni e do Fies. Além disso, instituições portuguesas também utilizam a prova como seleção de brasileiros para cursos de graduação. Ao todo, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 42 instituições de Portugal firmaram parceria.

Este ano, algumas mudanças foram implementadas e os estudantes devem ficar atentos. Os lanches levados pelos candidatos serão revistados e haverá eliminação caso o aparelho de celular do participante emita qualquer som durante a aplicação da prova, mesmo estando dentro da sacola lacrada – que é entregue antes do candidato entrar nas salas.

Datas e horários da prova (horário de Brasília)
3 de Novembro: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Redação. Duração: 5 horas e 30 minutos

12h – Abertura dos portões
13h – Fechamento dos portões
13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova
13h30 – Início das provas
19h – Término das provas

10 de Novembro: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Duração: 5 horas.

12h – Abertura dos portões
13h – Fechamento dos portões
13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova
13h30 – Início das provas
18h30 – Término das provas

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.