terça-feira, 1 de outubro de 2019

Igreja dos Santos Cosme e Damião vai passar por restauração em Igarassu


Considerada a mais antiga do País, matriz vai passar por obra de restauração com recursos do BNDES



Considerada a igreja mais antiga em atividade no País, a matriz dos Santos Cosme e Damião, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, passará por uma reforma interna orçada em R$ 4,5 milhões. A igreja é um registro físico da história do Estado. Em agradecimento aos santos gêmeos, ela foi construída a partir de 1535, quando os portugueses derrotaram os caetés no município.

O anúncio do restauro foi feito na missa em celebração aos 484 anos de Igarassu, na última quinta-feira (27), pelo prefeito Mário Ricardo (PDT). Segundo a prefeitura, a obra faz parte de um quadro de ações para impulsionar o turismo local, que tem sentido uma queda no número de pessoas nos últimos anos.

Os recursos da obra estão sendo adquiridos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através do Departamento de Cultura (Decult). “O prefeito se reuniu com representantes da arquidiocese de Olinda e Recife, foi atrás do banco e o projeto foi formulado pelo Instituto de Desenvolvimento Humano (IDH). Com a nova formulação do BNDES, eles não fazem reforma por reforma. Então apresentamos um plano de turismo que fosse atrativo e se mostrasse sustentável. O projeto foi aprovado, mas falta a liberação de recursos”, afirmou o secretário municipal de projetos, Rodrigo Uchikawa.

De acordo com o secretário Rodrigo Uchikawa, as obras fazem parte de um ciclo de ações da prefeitura para aumentar o fluxo turístico de Igarassu. “Junto ao Estado, estamos fazendo a iluminação dos patrimônios históricos, colocando uma nova iluminação no Centro. Queremos que Igarassu deixe de ser um turismo de passagem, ou seja, que as pessoas permaneçam mais dias aqui na cidade. Para isso, tentamos unir um turismo sacro-religioso-histórico junto com nosso litoral", enfatiza Uchikawa.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.