quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Programação da Festa do Morro da Conceição começa nesta quinta-feira

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) montou esquema de trânsito na área. Expectativa é que 300 mil pessoas participem da abertura

Santuário do Morro da Conceição reúne devotos na Zona Norte do Recife

Têm início nesta quinta-feira (28) as celebrações para a 115ª Festa do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. A programação, que culmina na tradicional peregrinação de 8 de dezembro, terá missas e apresentações musicais diárias, incluindo atrações como Jorge de Altinho, Irah Caldeira e Petrúcio Amorim.

Espera-se que 300 mil pessoas participem só da abertura. Por isso, na véspera do início das atividades, a movimentação na comunidade já era intensa, com moradores, devotos e voluntários se dividindo entre os preparativos para a festividade. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) montou esquema de trânsito na área.
Ao lado do santuário, estão sendo montadas quatro lojas, que vão vender livros, calendários e camisas com o tema deste ano, “Maria, mãe de um povo ferido”. Além dos pontos oficiais da paróquia, haverá 400 barracas, que também oferecerão esses produtos, distribuídas pelo Morro. Foi feito ainda um reforço na pintura da praça onde fica o santuário.

Todo o trabalho é para receber uma multidão maior que nos anos anteriores. “Nós aguardamos 2 milhões de fiéis, na virada entre os dias 7 e 8 de dezembro, pelo fato de o encerramento da festa cair no fim de semana e as pessoas têm mais tempo. Em geral, recebemos 1,7 milhão”, informou o reitor do santuário de Nossa Senhora da Conceição, padre Mailson Régis Queirós.

Abrindo a programação, a procissão da bandeira tem concentração a partir das 17h, no Parque da Macaxeira. O cortejo sairá às 18h, seguindo pela Avenida Norte, Largo Dom Luiz e Rua Itacoatiara até a Praça de Nossa Senhora da Conceição.

Ao fim do desfile, às 19h, o bispo auxiliar de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio da Silva, presidirá a missa campal de abertura, novidade desta edição. “É muito bonito ver essa celebração se renovar. Até nós, padres, ficamos admirados com o amor das pessoas à Nossa Senhora da Conceição”, comenta o reitor Mailson Queirós.

A partir de amanhã, serão celebradas missas diárias até 7 de dezembro, sempre às 7h, 9h, 11h, 14h e 16h. Já no dia 8 de dezembro, será uma missa a cada hora, de meia-noite a meio-dia, revezando entre o palco externo e o santuário. Às 14h tem início a procissão de encerramento, com saída às 15h, do Cais do Apolo, no Bairro do Recife, até o Morro, seguindo pela Avenida Norte.

Já a solenidade de encerramento será conduzida pelo arcebispo Dom Fernando Saburido, às 18h. Também ao longo da programação, o público poderá assistir a apresentações musicais todos os dias. Entre as atrações, estão Jorge de Altinho, Irah Caldeira e Petrúcio Amorim, além de blocos líricos e do coral do Movimento Pró-Criança.

Devotos já se mobilizam para visitar a imagem da padroeira afetiva do Recife. A representante comercial Sílvia Cavalcanti, 42, levou a filha, Maria Flor, que comemora o aniversário de um ano no mesmo dia dedicado à santa Ceiça. “Eu vim no ano passado, grávida, e hoje [ontem] vim trazer logo porque ela é muito nova para subir com a procissão. Nossa Senhora é soberana, a nossa mãe poderosíssima”, diz.

A fé também mobiliza moradores do bairro, como Maria Francisca Santos, 81, que há mais de 30 anos monta suas duas barracas na festa. “É um divertimento. Eu peço a Deus pelo dia para eu subir [o Morro]”, comenta.

Confira a programação:

Abertura:
Procissão da Bandeira - 28 de novembro, com saída às 18h (concentração: 17h)
Missa campal - 19h

Missas:
De 29 de novembro a 7 de dezembro: 7h, 9h, 11h, 14h e 16h
8 de dezembro: 0h, 2h, 4h, 6h, 8h, 10h (Praça) | 1h, 3h, 5h, 7h, 9h e 12h (Santuário)

8/12 - Procissão Festiva de Encerramento: concentração às 14h, na Prefeitura
          Missa solene com Dom Fernando Saburido, às 18h

Apresentações musicais:
29/11 - Jorge de Altinho: 21h (Palco)
30/11 - Dudu do Acordeom: 21h (Palco)
1º/12 - Recifogosas: 15h (Palco)
1º/12 - Maracatu Estrela Brilhante: 21h (em frente ao Santuário)
2/12 - Blocos Líricos: 21h (Palco)
3/12 - Banda Mandracatu: 20h30 (Palco)
3/12 - Banda Mingau de Cachorro: 21h30
4/12 - Eduardo Moreno: 21h (Palco)
5/12 - Petrúcio Amorim: 21h (Palco)
6/12 - Coral do Movimento Pró-Criança: 20h30 (dentro do Santuário)
6/12 - Irah Caldeira: 21h (Palco)
7/12 - Momento Mariano: 21h (Palco)
8/12 - Padre Damião Silva e Banda: 11h (Palco)
8/12 - Padre João Carlos: 16h (Palco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.