sábado, 25 de abril de 2020

Novo hospital de campanha é inaugurado no Recife com 30 leitos

A estrutura foi construída no terreno do Hospital da Mulher do Recife, localizado nas margens da BR-101, na Zona Oeste do Recife



Foi entregue na manhã desta sexta-feira (24) o sexto hospital de campanha da Capital pernambucana para tratar pacientes com Covid-19. A estrutura foi construída no terreno do Hospital da Mulher do Recife, localizado nas margens da BR-101, na Zona Oeste do Recife.

Segundo o prefeito Geraldo Julio, que fez o anúncio da inauguração durante coletiva, a nova unidade de saúde possui capacidade para 120 leitos e 30 deles já começam a funcionar normalmente nesta sexta.

"Com isso, a prefeitura chega a 947 leitos prontos desde o início da pandemia. Todos eles são novos e para pacientes da Covid-19. Ao todo, já fizemos 2.124 atendimentos de pacientes nessas novas estruturas e 460 deles já tiveram alta", afirmou Gerado Julio, que destacou também a alta médica de cinco pacientes que estavam internados em UTIs criadas pela PCR. "Essas pessoas já estão em casa e com o tratamento finalizado", informou o prefeito.

Ainda de acordo com ele, o número de atendimentos realizados pelo aplicativo Atende Em Casa, que orienta virtualmente pessoas com suspeitas e confirmação do novo coronavírus, chegou a marca de 15.800 atendimentos, com consultas de tele-orientação por médicos e enfermeiros que realizam esse trabalho.
De acordo com o Secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, há a necessidade de formação das equipes de trabalho para que novos leitos sejam abertos. "A cada dia a gente faz a luta de aumentar esses leitos na medida que os equipamentos estão na casa e que a gente tenha equipes minimamente treinadas para atender essas pessoas. Nossa meta é a aquisição de 370 respiradores. Destes, 122 já estão na casa", afirmou o secretário municipal de saúde, informando que 500 respiradores foram encomendados esta semana, mas que fornecedores do mundo inteiro não estão conseguindo cumprir com os prazos de entrega.

Ainda segundo o secretário, a meta final é de que 1.200 leitos, sedo 400 de UTI, sejam abertos pela PCR. "Para abrirmos esses novos leitos, temos feito um esforço muito grande no sentido estrutural e no recrutamento de recursos humanos para colocar-lós em funcionamento. A previsão é que o sétimo hospital de campanha possa está pronto até o final do mês de abril", afirmou Jaílson Correia lembrando que nenhum dos leitos abertos até o momento receberam recursos do Governo Federal.

O secretário contou ainda que máscaras serão disponibilizados pela rede de assistência social da prefeitura do Recife para a população mais carente. "Nós demos um passo importante junto com o governo do Estado recomendando o uso de máscaras. Estamos avaliando novos cenários todos os dias e com novas evidências surgindo, nós teremos aqui a possibilidade de avaliar novos passos", afirmou.

Também foi divulgado durante a coletiva que o Recife contabiliza 640 profissionais afastados do trabalho com suspeita ou confirmação de Covid-19.

Sobre os sepultamentos, Jailson Correia contou o Recife possui 1.500 valas abertas, sendo 500 no Cemitério Parque das Flores, no bairro de Tejipió, na Zona Oeste do Recife, e 1.000 espaços no Cemitério de Santo Amaro, na área central da capital.

"A necessidade de ampliar esse número depende bastante da ação de cada um de nós. A única coisa que a ciência já mostrou que é capaz de diminuiu o número de óbitos é a mobilização das pessoas no sentido do isolamento social", finalizou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.