sexta-feira, 24 de abril de 2020

Pernambuco se mantém como estado mais transparente nos dados da Covid-19

Pela terceira semana consecutiva, o Estado lidera pesquisa que identifica o teor das informações repassadas ao povo



Pernambuco subiu mais três pontos e lidera pela quarta semana consecutiva a lista de estados mais transparentes em relação à divulgação de informações sobre a pandemia do novo coronavírus no Brasil.

O estudo é realizado semanalmente pela organização não-governamental Open Knowledge Internacional, também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre. No levantamento anterior, divulgado no dia 16 deste mês, Pernambuco obteve 95 pontos, índice considerado “alto”, o maior da escala.

Na atual pesquisa, o Estado subiu ainda mais em termos de transparência, passando para 98 pontos. A segunda colocação ficou com o Ceará (95) e a terceira com o Espírito Santo e Rondônia, ambos com 90 pontos. Goiás aparece na sequência, com 83, seguido do Distrito Federal, com 81. Os seis são os únicos classificados no padrão alto.

O Índice de Transparência da Covid-19 é uma iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR) para avaliar a qualidade das informações relativas à pandemia publicados pela União e Estados em seus portais oficiais. O índice é formatado com base em um conjunto de dados essenciais e seus parâmetros de publicação.

“Quanto mais transparência atendendo a estes critérios, maior a contribuição ao trabalho dos órgãos públicos e ao envolvimento de outros setores da sociedade na construção de soluções conjuntas”, explica Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da OKBR.
Testes e leitos
A subnotificação de casos, debatida em todo o mundo desde o início da pandemia, é uma das principais preocupações da entidade, que aponta dois indicadores importantes para abordar o tema, ambos negligenciados pela maioria dos estados: a quantidade de testes disponíveis e a notificação de casos de outras doenças respiratórias, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e demais gripes.

“Saber a quantidade de testes disponíveis por estado e, se possível, por município, é fundamental para interpretar corretamente o número de casos confirmados em cada região e acompanhar essa política. Se um Estado tem mais capacidade de testar que outros, é natural que os números reflitam esse viés”, reforça Campagnucci.

Além de divulgar o número de exames processamos diariamente, outro fator que ajudou a impulsionar Pernambuco a atingir 98% de atendimento dos requisitos colocados pela OKBR foi a divulgação pública da taxa de ocupação de leitos dedicados ao enfrentamento da Covid-19.

Nesta quinta-feira (23), a ocupação média dos leitos chegou a 90%, sendo 97% de preenchimento das UTIs e 80% dos leitos de enfermaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.