segunda-feira, 20 de abril de 2020

Vacinação contra gripe no Recife continua nesta segunda-feira

A imunização será realizada exclusivamente nas unidades de saúde, das 8h às 17h



No Recife, a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe terá continuidade nesta segunda-feira (20). A imunização será realizada apenas nas unidades de saúde, das 8h às 17h, sem atendimento em pontos de drive thru.

Cerca de cinco mil doses que sobraram após os dois primeiros dia de campanha serão utilizados. Desta vez, o público-alvo é composto por pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, detentos e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa, profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, militares, bombeiros, guardas municipais etc), além dos portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo. Os idosos e profissionais da saúde que não se vacinaram na primeira ainda podem se vacinar nesta nova fase.

Na primeira etapa, o Programa de Imunização (PNI) do Recife vacinou quase 215 mil pessoas, sendo 174 mil idosos (95% do público-alvo, ultrapassando a meta de 90%), e mais de 40 mil profissionais de saúde (64% do total, abaixo da meta de 90%).
Para agilizar a vacinação, o PNI Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.

Já as pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais devem apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. Os portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo devem apresentar documento comprobatório, como carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio dos sindicatos de transportes ou carteira de habilitação (categorias C ou E).

A terceira fase da campanha ocorrerá entre os dias 9 e 22 de maio, com foco em imunizar pessoas com deficiência, professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, puérperas (mulheres que tiveram filho há até 45 dias) e adultos de 55 a 59 anos. Confira aqui a lista das unidades de saúde com sala de vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.