quarta-feira, 27 de maio de 2020

'É imprescindível cuidar da relação harmoniosa e independente entre os Poderes', diz Maia

Presidente da Câmara fez pronunciamento à Nação

Presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, faz um pronunciamento à Nação
O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez um pronunciamento à Nação, durante a sessão plenária da Câmara Federal, nesta terça-feira (26). O parlamentar começou seu discurso falando das dificuldades provocadas pela pandemia da Covid-19 e saiu em defesa do isolamento social como saída para a crise. O tom do discurso foi de apelo pela unidade das autoridades para enfrentar os desafios que a pandemia vai impor à economia e saúde pública.
"É imprescindível cuidar da relação harmoniosa e independente entre os Poderes. É isso o que nos ordena a Constituição", afirmou o presidente da Câmara. "A Nação exige que tenhamos prudência. Exige que estejamos à altura dos combates que já foram e serão travados. Espera de nós maturidade para manter um diálogo construtivo com a sociedade", defendeu.
O presidente da Câmara fez questão de ressaltar que mantém seu papel institucional durante a crise e que sempre buscou o diálogo com as instituições. Ele lembrou a conversa que teve com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) há duas semanas.
"Nos momentos mais tensos das relações entre os poderes, mesmo criticado, sempre coloquei acima de tudo o interesse nacional. Nunca desisti de construir pontes e destruir muros. Devo dizer ainda que tenho tido por parte dos senhores ministros e ministras grande reciprocidade. Há duas semanas, estive com o excelentíssimo senhor presidente da República e deve dizer que fui recebido com elegância e cordialidade, como mandam os ritos", relembrou.
Apesar de reforçar a relação republicana com o Governo Federal, Rodrigo Maia também não deixou de mandar um recado indireto ao Planalto. Após a divulgação da reunião ministerial onde Jair Bolsonaro fala em armar a população, o parlamentar diz que as armas do brasileiro são a "resiliência e capacidade de trabalho".
"Armados da força de resiliência e capacidade de trabalho do nosso povo haveremos de conseguir. Essas, aliás, são as únicas armas que nós, brasileiros, devemos portar a fé na capacidade de trabalho e na força de vontade e na crença na Justiça", afirmou.
O parlamentar ainda ressaltou a relação institucional republicana mantida pelo Legislativo com o Judiciário. O deputado também reforçou o papel da imprensa e seu papel na democracia.
Por fim, Rodrigo Maia defendeu a democracia e foco na convergência para enfrentar a Covid-19. "Prudência não pode ser confundida com medo ou hesitação. A coragem, muitas vezes, está em saber construir a paz. Vivemos hoje um momento muito grave da nossa história. A voz dessa Casa de leis, que presido, deve traduzir a voz da maioria do povo brasileiro, que nos ordena reunir os cacos das nossas convergências para unidos vencermos o grande desafio. O nosso grande desafio é vencer o coronavírus e essa grave crise econômica que está a nossa frente", afirmou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.