sexta-feira, 15 de maio de 2020

Operação Quarentena terá ações sociais, sanitárias e de fiscalização

Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata e Camaragibe terão isolamento mais rígido até dia 31

Operação na cidade de Camaragibe


O Governo do Pernambuco inicia neste sábado (16) a Operação Quarentena, período de maior rigidez no isolamento social com o intuito de frear a disseminação do novo coronavírus, com ações sociais, sanitárias e de fiscalização.

As secretarias estaduais de Saúde, Defesa Social, Prevenção, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Infraestrutura estarão diretamente envolvidas em atividades nas comunidades dos cinco municípios abrangidos pelo decreto do governador Paulo Câmara. O trabalho será realizado em parceria com as prefeituras do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

A quarentena nesses cinco municípios prevê que, até o dia 31 de maio, a população só poderá sair de casa para atividades essenciais, como ir ao supermercado, padaria, farmácia ou para atendimento médico. No caso de o deslocamento ser feito utilizando veículo particular, será preciso respeitar um rodízio de placas. Carros e motos com placas terminadas em número par só podem circular em dias pares. Os que tiverem placas terminadas em número ímpar só podem circular em dias ímpares.


Nesta sexta-feira (15), o governador Paulo Câmara enfatizou a importância de ampliar o isolamento social em todo o Estado e ressaltou o momento decisivo pelo qual passa a sociedade no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Em pronunciamento, o chefe do Executivo Estadual pediu o apoio de todos os pernambucanos às medidas mais rigorosas de quarentena, estabelecidas no decreto estadual nº 49.017/2020, assinado no início da semana.

“Com o isolamento social, a criação de leitos e a contratação de profissionais, salvamos muitas vidas. Mas ainda é necessário reduzir a propagação da Covid-19. A nossa missão, de todos, é continuar salvando vidas. O vírus não causa apenas sobrecarga na saúde, ele causa mortes e precisa ser combatido de maneira firme”, disse Paulo Câmara, reforçando a necessidade de toda a população redobrar os esforços para garantir o isolamento social.

Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata concentram mais de 70% dos casos registrados de Covid-19 no Estado e são os municípios enquadrados na Operação Quarentena. Isso não tira, contudo, as obrigatoriedades previstas anteriormente em todo o território estadual, como fechamento do comércio não essencial e proibição de acesso a parques, praias e calçadões.

“Nós temos um compromisso com a população e não desistiremos da luta pela vida. Os próximos dias serão difíceis para todos nós. A quarentena é dura, impõe muitas restrições, mas não queremos perder vidas. Peço a cada pernambucano e pernambucana que participe dessa luta. Depende de cada um o começo da nossa virada para irmos vencendo a doença e reconquistando a paz, a tranquilidade e a retomada gradual com a qual todos sonhamos”, concluiu o governador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.