quinta-feira, 18 de junho de 2020

Aumento dos casos de Covid-19 em Santa Cruz enquanto Pernambuco retoma atividades é a prova que a cidade falhou no isolamento social

Na matemática do coronavírus, isolamento curto e rígido é mais eficiente do que isolamento longo, flexível e visivelmente despreparado.


Desde o início mês de junho o Governo de Pernambuco tem anunciado uma série de medidas de retomada do comércio e de outros setores da sociedade. Na maior parte do estado essas ações estão sendo adotadas de maneira seletiva, porém contundentes. O mesmo não acontece com diversos municípios do Agreste que a esta altura ainda estão registrando muitos casos da Covid-19, responsável por todo esse impasse que já dura meses.

Como uma das principais cidades do Agreste de Pernambuco, Santa Cruz do Capibaribe claramente falhou no âmbito do isolamento social. O temor da gestão de não tomar medidas drásticas fez com que a cidade apenas retardasse o aumento nos casos de pessoas infectadas com o novo coronavírus. Hoje, enquanto o estado retoma suas atividades mesmo que de maneira gradativa, é o momento em que mais a cidade tem registrados novos casos do coronavírus.

A matemática é bastante simples. Ao não restringirem mais incisivamente o funcionamento da parte do comércio que seguiu funcionando, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe abriu precedentes para que a cidade levasse mais tempo até poder deixar a quarentena e o respectivo isolamento social. Este erro também não pode ser atribuído apenas ao prefeito Edson Vieira (PSDB), mas a maioria dos prefeitos da região Agreste que assim consequentemente cometeram os mesmos erros.

É necessário se mencionar também o processo confuso de testagem elaborado pela prefeitura, além das recorrentes denúncias de pacientes que enfrentaram –além do vírus – situações no mínimo desastrosas com erros e despreparo por parte de agentes fiscalizadores e de testagem. Hoje, mais do que nunca, a cidade precisa de transparência para saber exatamente quantos moradores já foram testados de fato.

Em recentes entrevistas o prefeito da conhecida ‘Capital da Moda’ alegou que o coronavírus foi uma surpresa desagradável para todos e que lidar com ele sem conhecê-lo foi uma tarefa árdua e desconhecida. As falas do gestor neste contexto são justificáveis, tendo em vista os tantos pontos peculiares do vírus que intriga cientistas mundiais. Mas, há de se concordar que a pandemia proporcionou tempo suficiente para que prefeitos e secretariado entendessem com riqueza de detalhes o que funciona e o que não funciona em se tratando de isolamento social e testagem eficaz.

Com uma população de 107 mil habitantes, os números de Santa Cruz do Capibaribe no quesito notificações estão hoje abaixo de 1 mil, mais precisamente 953. Destes, 284 foram testados como positivos. A grande dúvida da população é qual porcentagem corresponde ao número de testes realizados, pois de acordo com as notificações, mais de 30% daqueles que apresentaram sintomas da doença estavam de fato infectados com o novo coronavírus.

Da redação do Blog Vertentes Notícias 
Com informações do Blog do Bruno Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.