quinta-feira, 4 de junho de 2020

CELPE INSTALA CÂMERAS TERMOGRÁFICAS PARA AUMENTAR EFICIÊNCIA NO COMBATE À COVID-19


A triagem térmica faz parte de uma série de medidas adotadas pela companhia como forma de diminuir os riscos da propagação do coronavírus

As câmeras termográficas, que aferem a temperatura corporal, são as mais recentes aliadas nas medidas preventivas ao Covid-19 para os colaboradores da Celpe. O sistema foi instalado na entrada do edifício-sede da empresa, no bairro da Boa Vista, região central do Recife, além do centro de equipes de prontidão, no bairro do Bongi, permitindo o controle diário dos colaboradores que precisam trabalhar presencialmente.

Ao chegar no local de trabalho, o colaborador é orientado a seguir as marcações no piso que o levarão ao ponto exato onde está instalado o equipamento. Bastam alguns segundos em pé, em frente à câmera, para que a tecnologia identifique a temperatura corporal. O resultado sai instantes depois. Caso seja detectada uma temperatura igual ou superior a 37,5ºC, o colaborador é orientado a retornar para casa e entrar em contato com o setor de saúde e segurança da empresa para acompanhamento, avaliação de sintomas e realização de exames.

“A câmera termográfica por infravermelho é uma tecnologia de ponta que, por meio de protocolos da medicina, permite uma triagem térmica de todos os colaboradores que precisam trabalhar presencialmente. Temos aumentado a eficiência das nossas medidas de saúde e segurança durante a pandemia, o que mostra o cuidado da Celpe e da Neoenergia com o bem-estar da equipe, garantindo o funcionamento de um serviço essencial como a energia elétrica”, diz Harley Albuquerque, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia.

A ferramenta está presente nas sedes de todas as distribuidoras da Neoenergia (Celpe/PE, Coelba/BA, Cosern/RN e Elektro/SP e MS), assim como na sede da holding, no Rio de Janeiro. Além disso, as usinas de geração de energia Termope (PE) e Baixo Iguaçu (PR) também contam com a tecnologia da câmera termográfica.

Medidas de prevenção

A Neoenergia tem realizado uma série de ações de forma a evitar a proliferação da Covid-19 para manter a continuidade e qualidade dos serviços essenciais de fornecimento de energia elétrica e atendimento à população. Ainda no início da quarentena, instaurou uma jornada de trabalho remoto para mais de 4 mil funcionários, adaptando, em apenas quatro dias, boa parte da sua estrutura operacional e tecnológica.

A empresa conta com uma equipe de técnicos de segurança que observam a atuação da operação de colaboradores próprios e de prestadores de serviços, reiterando práticas preventivas e as orientações das autoridades médicas para a prevenção ao novo coronavírus. O uso de máscaras por todos os profissionais e o distanciamento entre eles são obrigatórios. Além disso, são realizadas ações de conscientização e fornecidos kits de higiene como álcool em gel. A presença do técnico nas atividades de campo reforça a importância do comportamento seguro, estabelecendo o compromisso da empresa com a segurança e saúde de cada colaborador.

SOBRE A CELPE: a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa da Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,6 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).

SOBRE A NEOENERIGA: companhia de capital aberto com ações (NEO3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP), atendem a mais de 14 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 34 milhões de pessoas.

A Neoenergia possui 4,5 GW em geração, sendo 88% de energia renovável, e está implementando mais 1 GW com a construção de novos parques eólicos. Em transmissão, são 685,2 km de linhas em operação e 4.862 km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.