sábado, 13 de junho de 2020

Pernambuco compra 120 mil exames e máquina capaz de quadruplicar número testes da Covid-19, diz secretário de Saúde

André Longo (centro) anunciou compra de equipamento de última geração para testagem da Covid-19 — Foto: Reprodução/YouTube

Pernambuco está adquirindo 120 mil exames da Covid-19 e uma máquina "de última geração", capaz de multiplicar por quatro o atual volume de testes do tipo RT-PCR, tido como o mais confiável. A informação foi repassada na última sexta (12) pelo secretário de Saúde, André Longo. Semanalmente, o estado faz cerca de 10 mil testes deste gênero.

Longo participou de entrevista coletiva, transmitida pela internet. Desde o início da pandemia, segundo o boletim epidemiológico mais recente, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, nesta sexta, foram 80 mil exames, já que a capacidade de fazer exames foi aumentando progressivamente.
"Já realizamos cerca de 80 mil testes, nos últimos três meses, o que coloca Pernambuco entre os estados que mais realizaram testes da Covid-19. Não vamos parar por aí. Estamos adquirindo outros 120 mil testes e uma máquina de última geração, que vai quadruplicar nossa capacidade de processamento nesses testes de RT-PCR", disse André Longo, sem especificar porém quando o equipamento chega.
De acordo com Longo, a iniciativa faz parte de uma das prioridades do governo estadual desde o início da pandemia, que é ampliar a capacidade de testes. Nas primeiras semanas, porém, a gestão estadual encontrou muitas dificuldades para comprar equipamentos, já que havia uma corrida global por esses insumos.
"Todos os nossos esforços são para ampliar nossa capacidade de testagem. Passos estão sendo dados para isso: a aquisição dessa máquina de última geração, que pode fazer mais de seis mil exames por dia, e a contratação de insumos. Uma parte desse esforço se deu em velocidade aquém da que nós gostaríamos, mas estava limitado a distribuição de insumos pelo governo federal", declarou o secretário.
Noventa dias

Nesta sexta, completam-se três meses desde que surgiram os primeiros casos do novo coronavírus em Pernambuco. Exatos 90 dias. Por isso, o governo estadual fez um balanço do enfrentamento à Covid-19. Na avaliação do secretário de Saúde, André Longo, apesar das perdas, o estado tem conseguido resultados positivos, na medida do possível.

No entanto, a gestão afirma saber que não há razões para comemorar ou relaxar na luta contra a doença. 
"Não há nenhuma vitória. Estamos no meio do caminho", resumiu André Longo.
Pronunciamento do governador

Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, fez balanço dos 90 dias de enfrentamento ao novo coronavírus — Foto: Reprodução/Governo de Pernambuco

O governador Paulo Câmara (PSB) afirmou, na última sexta (12), que o governo está atento a curvas de contágios do novo coronavírus para fazer o planejamento da reabertura econômica.
“Não vamos hesitar em fazer alterações, de acordo com as orientações das autoridades de saúde e científicas. Como já fizemos ao decidir que 85 cidades das Matas Sul e Norte e de parte do Agreste permaneceriam sem flexibilizar as medidas restritivas”, declarou, em pronunciamento transmitido pelas redes sociais.
Segundo o chefe de Executivo estadual, o processo de retomada seguirá “com responsabilidade". Ele reforçou as orientações para a população fazer higiene pessoa, evitar aglomerações e usar máscaras.

Covid-19 em Pernambuco

Mais 878 novos casos da Covid-19 e 61 óbitos foram confirmados em Pernambuco nesta sexta-feira (12). Com isso, o estado passou a ter 43.872 confirmações e 3.694 mortes pela doença causada pelo novo coronavírus, números que começaram a ser registrados em março, com o início da pandemia.

Da redação do Blog Vertentes Notícias 
Com informações do G1 Pernambuco


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.