sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Professores da rede estadual de Pernambuco decretam estado de greve

Professores realizaram ato contra reabertura de escolas no estado (SIMPERE/DIvulgação)

Os professores da rede estadual de ensino de Pernambuco decidiram, durante uma assembleia do Sindicato de Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) na última quinta-feira (24), decretar greve e não retornar às aulas presenciais. As escolas terão abertura liberada a partir de 6 de outubro deste ano.

A assembleia teve a participação de mais de mil professores e ocorreu após uma reunião com o secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amancio.
"A primeira medida é o posicionamento de não retornar às atividades presenciais. Vamos divulgar uma nota esclarecendo nossa posição. Junto à assessoria jurídica, vamos ver os melhores caminhos para ações na justiça. Também decretamos estado de greve e mantivemos a decisão de continuar o diálogo com o governo", disse o presidente do Sintepe, Fernando Melo.
De acordo com o sindicato, será realizado uma nova assembleia na tarde da próxima quarta-feira (30).

Leia a nota do Sintepe na íntegra:
"Em Assembleia Geral virtual realizada na tarde desta quinta-feira, 24 de setembro de 2020, Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação, representados pelo Sintepe, aprovaram os seguintes encaminhamentos: 
1. Não retornar às atividades presenciais na rede estadual de ensino
2. Divulgar amplamente o parecer da Rede Solidária em Defesa da Vida contra o retorno às aulas presenciais no Estado de Pernambuco
3. Entrar com ação jurídica contra o retorno às atividades presenciais na rede estadual de ensino
4. Estado de Greve
5. Participar de reunião com a Secretaria de Educação na próxima segunda-feira, 28 de setembro
6. Realizar mais uma Assembleia Geral virtual na quarta-feira, 30 de setembro às 14h30.
O Sintepe solicita que Trabalhadores/as em Educação de demais interessados/as acompanhem às redes sociais do Sindicato para permanecerem informados."
Volta às aulas presenciais

No dia 21 de setembro, o Governo do Estado confirmou a retomada das aulas presenciais para o Ensino Médio. Para tal autorização, o governo, através da Secretaria Estadual de Saúde, avaliou o processo de reabertura de unidades de ensino de vários países, cujo os resultados foram considerados satisfatórios.
"Esta decisão foi tomada depois de análise dos números da pandemia no Estado e das experiências de alguns países, que já retomaram suas aulas durante este período e apresentaram bons resultados. Mas, é importante reforçar que este retorno neste momento é apenas para o Ensino Médio e acontece em caráter opcional, ficando a critério dos pais ou responsáveis decidirem se os estudantes voltam ou não para as aulas presenciais neste momento", observou o secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amancio.
Conforme autorização do Governo do Estado, nesta etapa inicial de retomada das aulas presenciais para o Ensino Médio, se encontram aptas a retornar as atividades, a partir do próximo dia 6 de outubro, as turmas do 3º ano. Já no dia 13 de outubro estão autorizadas a ter aulas presenciais, as turmas do 2º ano enquanto no dia 20, as das turmas do 1º ano.

Da redação do Blog Vertentes Notícias 
Com informações do NE10 Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.