terça-feira, 20 de abril de 2021

Conheça a história de Santo Expedito, santo das causas justas e urgentes

Dia de Santo Expedito foi celebrado na última segunda-feira (19) (Reprodução )

Expedito era um soldado romano que levava uma vida de excessos até se converter e começar a ser perseguido por seguir os passos de Jesus Cristo. Santo das causas justas e urgentes, Expedito conseguiu converter vários soldados e no dia 19 de abril foi morto. Por esse motivo, na última segunda-feira (19), foi celebrado o dia de Santo Expedito.

"Hodie", palavra derivada do latim que significa "Hoje", essa é a palavra que simboliza o santo, já que representa o agora. De acordo com o professor Anderson Santos, um certo dia o santo sonhou com um corvo pedindo para adiar a conversão, mas o santo disse que não, que seria agora. 
"Conta-se a história que ele [Santo expedito] não deixa as coisas para amanhã, ele faz hoje. No pé da imagem, existe a palavra hodie, palavra em latim que significa hoje. Além disso, o nome dele significa rápido e enviado rápido.As pessoas criaram essa ligação com a palavra e com a questão dele ser urgente, elas atribuem milagres ao santo e que esses milagres acontecem instantaneamente", explica.
Por esse motivo, Santo Expedito possui muitos devotos. É o caso da fisioterapeuta Jéssica Leitão. Em entrevista a equipe de reportagem do programa Cotidiano, a fisioterapeuta contou ter começado sua devoção pelo santo ainda na adolescência. "Comecei a ser devota dele na época de colégio, quando eu rezava a ele para passar pelas provas que eu tinha dificuldade, assim foi também no vestibular", afirmou.

Fisioterapeuta é devota de Santo expedito desde adolescência. (Reprodução)

Além disso, Jéssica afirmou que em outros dois momentos intercedeu ao santo pedindo duas graças que se realizaram e provaram a ela que o santo é fiel. 
"Meu irmão pediu para que eu rezasse intercedendo por uma graça, e nas minhas orações eu pedi para que se a graça se realizasse, eu recebesse uma imagem dele [Santo Expedito]. Meu irmão não sabia disso, e ao se realizar me deu de presente uma imagem do santo", contou.
Jéssica Leitão contou que pediu ao santo ajuda para conseguir engravidar. (Reprodução)

O outro momento aconteceu quando a fisioterapeuta tentava engravidar. Ela e o esposo estavam há sete anos tentando ter um filho, mas não conseguiam. Foi através do santo que Jéssica pode, finalmente, ser mãe.
"Eu vinha em um tratamento para tentar engravidar há sete anos e não conseguia, e graças a ele que é o santo das causas urgentes e impossíveis eu consegui alcançar essa graça e estou com meu bebê de um ano e três meses", contou.
Conheça a história de Santo Expedito:

Expedito passou a seguir os passos de Cristo quando era soldado romano. Quando estava próximo de se converter teve um sonho em que um um corvo grasnava "cras". Essa palavra em latim significa "amanhã". Expedito interpretou o sonho como uma tentativa de fazer com que ele adiasse sua conversão, então, ele pisoteou o corvo e disse "hodie", que significa "hoje" em latim. Ao acordar Expedito resolveu que se tornaria cristão no mesmo dia. Por isso, a ele é atribuído o santo das causas urgentes e impossíveis.

Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do NE10 Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.