sexta-feira, 9 de abril de 2021

Covid-19: Paciente com pulmão artificial é escoltado em estado grave, de Natal para Recife

A cidade de Recife é referência no tratamento com o pulmão artificial - Foto: Divulgação/PRF

Um homem, de 38 anos, em estado grave por causa da covid-19, foi escoltado, na noite da última quinta-feira (8), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Polícia Militar, de Natal, no Rio Grande do Norte, para o Hospital Português, na Área Central do Recife.

Ele utiliza pulmão artificial e precisava de cuidados especiais.

Durante o transporte, o dispositivo usado para o paciente respirar apresentou problemas de carregamento e chegou ao hospital com apenas 35 minutos de vida útil de bateria.

Tratamento

O tratamento utilizado no paciente chama-se Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO), o mesmo que tem sido utilizado no ator Paulo Gustavo, internado com o novo coronavírus, no Rio de Janeiro, desde o dia 13 de março.

Recife é referência no tratamento

Foram necessários uma equipe e um centro especializado para o manejo desse equipamento para que o tratamento seja bem sucedido. A cidade de Recife é referência no tratamento com o pulmão artificial.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.

  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.

  • Ficar em casa quando estiver doente.

  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações da TV Jornal NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.