quinta-feira, 6 de maio de 2021

Maria Salomé: educadora, incentivadora e mãe


Maria Salomé é gestora da EREM Gil Rodrigues, em Vertentes, Agreste de Pernambuco, e mãe de três e avó de duas crianças. À frente da unidade de ensino há 22 anos, a educadora sempre acreditou na educação pública, no seu trabalho e no trabalho do corpo docente da instituição. E acredita tanto que levou toda a sua prole, além de sobrinhos, para concluir o ensino básico na EREM. Segundo a sua filha do meio, Mariana Soares, de 26 anos, Salomé é uma profissional extraordinária, uma grande incentivadora de sonhos e uma mãe que respeita a individualidade, a liberdade e os processos de cada pessoa.


Em 1999, Salomé se tornou gestora da escola, que na época atendia também o Ensino Fundamental. A educadora conta, com orgulho, que transformou a escola em uma das melhores da região e que desde 2002 é eleita todo ano para assumir mais um ano de gestão. 
“Para você ter ideia do quando a nossa escola é boa, temos estudantes de várias outras cidades matriculados aqui. Ela é tão boa que eu decidi que todos os meus filhos estudariam aqui. E a decisão não foi só minha; a maioria dos professores também.” E assim foi a vida escolar de Mariana, hoje farmacêutica e estudante de medicina, e Antonio e Gustavo, ambos comerciantes.
“Eu sempre fui aquela mãe preocupada com os filhos e fazia de tudo para estar junto deles. Aliado a isso, tinha a certeza do meu trabalho e do ensino que era ofertado na Gil Rodrigues. E durante esses anos na minha escola, eu acho que fui o mais dura possível, para que eles entendessem que não é pelo fato de ser mãe que eu ia passar a mão na cabeça. E acredito que colocar o profissionalismo na frente de tudo dentro do ambiente escolar estreitou os laços entre a gente porque eles puderam ver que eu levo o meu trabalho a sério. Com isso acho que eles passaram a me admirar ainda mais”, detalha Salomé.
Mariana concorda. Vendo a mãe se desdobrar para solucionar os problemas da escola, dar conta da casa e dos filhos fez ela reconhecer uma das maiores qualidades de Salomé. 
“Uma grande incentivadora. Minha mãe não se importava se os alunos e ou se a gente ia seguir uma carreira acadêmica de sucesso porque ela frisava que cada um tem um sonho, uma trajetória e que cabia a ela respeitar e apoiar. Não importava se esse sonho fosse estar dentro de uma universidade ou exercendo qualquer profissão. Ela sempre tinha uma palavra de motivação para dar a todos. Seja aluno, professor, pai de aluno ou até a gente mesmo. Ela sempre está pronta para empurrar todo mundo para frente. Não existe uma pessoa que converse com ela e não se sinta motivada. Eu assistia isso na escola e assisto isso na vida fora dos muros diariamente”, diz a universitária.
Quando concluiu o curso de farmácia, Mariana relembra do empurrão que a mãe deu para a jovem realizar seu maior sonho: ser médica. 
“Eu terminei a graduação mas não queria atuar na área. Ela sentou comigo, perguntou o que eu realmente queria e me deu muita força. Hoje me sinto realizada e muito feliz por ter Maria Salomé como mãe. Hoje eu colho os frutos por ter essa mãe que não se acovarda e aproveita as oportunidades. Ela sempre disse pra gente que ver todo mundo feliz e realizado é maior do que qualquer quantia em dinheiro. E a gente segue com muito orgulho de ser seu filho".
Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações da Secretaria de Educação e Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.