terça-feira, 20 de julho de 2021

Novo golpe de falso agendamento de vacinas é usado para clonar números de WhatsApp


Os usuários do WhatsApp devem ficar atentos. Um novo golpe está circulando na rede e tem como objetivo clonar números os contatos através de um falso agendamento de vacina contra o coronavírus. Na ocasião, pessoas que se identificaram como representantes do Ministério da Saúde enviam mensagens pedindo para que as pessoas confirmem o agendamento através de um código enviado para caixa de mensagens.

Inicialmente os golpistas se apresentam como representantes da entidade de saúde e pedem para que os usuários confirmem o prosseguimento da conversa com um “ok”, posteriormente, solicitam um código que é enviado em formato de SMS. Caso o usuário da rede social chegue até esse ponto de repassar o código proposto, ocorre então a clonagem do contato telefônico.

Recomendação

Especialistas em segurança digital recomendam que nestes casos, o usuário deve evitar clicar em links e bloquear o contato imediatamente para evitar novas investidas. É necessário ainda ressaltar que o Ministério da Saúde não costuma agendar vacinas através de mensagens via rede social.

Da redação do Blog Vertentes Notícias 
Com informações do Blog do Bruno Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.