quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Um mês após sua inauguração, o novo hospital de Vertentes tem recebido cobranças da população


“Gaiola bonita não dá de comer a passarinho”: essa e outras frases tem sido comumente usadas pela população de Vertentes em rodas de conversa para manifestar o descontentamento momentâneo com o novo hospital municipal. Dentre as queixas, está a dúvida pela falta de atendimentos no novo prédio.

Antes esperado para ser concluído no final de maio, o Hospital Municipal Evaristo Ferreira Filho só veio ser inaugurado há pouco mais de um mês, no aniversário da cidade, e, naquela ocasião que contou com a presença de diversas personalidades políticas, foram destacadas as diversas cirurgias e o atendimento em caráter regionalizado que a unidade hospitalar ofereceria não só a população vertentense, mas também a diversos municípios do agreste e da mata norte do estado. Também foi frisado, principalmente pelo gestor da cidade Romero Leal (PSDB) e por diversos meios de comunicação, que o hospital seria um novo polo de saúde no agreste pernambucano.

No entanto, após pouco mais um mês de sua inauguração, o novo hospital tem se mostrado aquém do que a população esperava e a gestão municipal tem sido cobrado pela falta de suporte da nova casa de saúde que, apesar de já ter abrigado vários procedimentos cirúrgicos e partos cesáreos, ainda não tem dado o suporte que os vertentenses esperavam, deixando a Unidade Mista como a principal responsável por receber grande parte dos atendimentos, não importando a gravidade. A Unidade Mista que, inclusive, é a única unidade hospitalar da cidade em pleno funcionamento desde o fechamento do Hospital e Maternidade das Vertentes após embates jurídicos e a divulgação de um suposto caso de corrupção envolvendo a entidade gestora do hospital e da gestão municipal, em janeiro de 2020.

Outra cobrança é em relação a falta de transparência da pasta da saúde e da gestão municipal em relação ao funcionamento do hospital, já que desde 20 de setembro não há atualizações sobre os atendimentos e/ou cirurgias ali realizadas.

O Hospital Municipal Evaristo Ferreira Filho tem chamado a atenção de outros gestores do estado pela sua infraestrutura, porém a população ainda espera o pleno funcionamento da unidade, já que a cidade esteve órfã por mais de um ano e meio de um hospital de fato, tendo apenas o suporte da Unidade Mista.

Da redação do Blog Vertentes Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.