segunda-feira, 11 de abril de 2022

Crianças recebem vacina errada contra Covid-19 e têm reações em Afogados da Ingazeira; no Sertão de Pernambuco

Foto: Reprodução

Cerca de 41 crianças, entre 6 a 11 anos, de Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco, receberam a vacina contra Covid-19 errada. Ao invés de tomar a dose da Pfizer pediátrica, as crianças tomaram a dose da Janssen, vacina destinada para os adultos.

Este caso, que aconteceu na Escola Monteiro Lobato, na última terça-feira (5), começou a ser investigado após alguns pais de alunos procurarem unidades de saúde com os filhos passando mal.

Seis crianças apresentaram reações mais fortes como náusea, vômitos e febre. Uma delas chegou a ficar internada com febre alta, mas recebeu alta após ser medicada.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, em contato com a superintendência de imunizações do Estado de Pernambuco, relatou a ocorrência e ao receber resposta de como prosseguir frente ao caso junto ao Programa Nacional de Imunizações vem a público tranquilizar os familiares, e a população em geral, que as crianças que receberam a 2 dose de Janssen consideram-se com o esquema completo de vacinação. Já as crianças que receberam a 1 dose de Janssen, estas deverão completar o esquema após 60 dias, com a vacina da Pfizer pediátrica. A orientação recebida pelo Ministério da Saúde, além de organizar o esquema vacinal como explicado acima, é de acompanhar as crianças e tranquilizar os familiares.

Também através de nota, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira informou que o erro partiu de uma funcionária responsável pela aplicação da vacina, que teria trocado a dosagem pediátrica pela de adulto no momento da vacinação. A Prefeitura disse ainda que a profissional foi afastada das funções e deverá responder a um inquérito administrativo.

Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do G1 Caruaru e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.