sábado, 27 de agosto de 2022

Quantidade de golpes e de contas invadidas nas redes sociais chama a atenção na região


Ultimamente a quantidade de golpes que estão surgindo e muitas pessoas têm caído é algo que impressiona. Em Vertentes e região, por exemplo, não é diferente. É muito comum ver postagens nas redes sociais de vítimas que acabaram lesadas ou tiveram suas contas invadidas para servirem de divulgação para esses golpistas.


O repertório é algo que impressiona também. Com a chegada do pix, por exemplo, é muito comum ver ou ouvir relatos de pessoas que acabaram sendo enganadas com o comprovante do pix agendado e acabaram realizando a entrega de algum bem aos bandidos.

Um dos tipos mais comuns desses golpes também é quando algum amigo ou familiar tem a conta no Whatsapp ou Instagram invadida. Os golpistas se aproveitam dessa proximidade da vítima com algumas pessoas e começam a pedir transferências ou algum valor emprestado prometendo pagar depois. É importante sempre se atentar a isso, pois é golpe.


Além disso, é de suma importância que o dono da conta nessas redes sociais ative meios de segurança que dificultem a ação dos bandidos na tentativa de invadir, como a verificação em duas etapas, por exemplo. Essas verificações pedem pra o usuário criar um PIN que ele vai usar toda vez que entrar no aplicativo. Se o golpista não tiver conhecimento desse PIN, ele não conseguirá invadir a conta.


O pix, colocado em funcionamento em 16 de novembro de 2020, foi criado com o intuito de dar mais facilidade e agilidade às transferências bancárias diárias, porém justamente por essa facilidade, tem sido usado por bandidos para lesar pessoas e aplicar golpes. Nesse caso é necessário ficar atento ao aplicativo do seu banco: caso a transferência não tenha sido creditada na sua conta, não se deve entregar nenhum produto a ninguém. Por ser um método de envio instantâneo, assim que alguém realiza essa transferência ela já é creditada imediatamente na conta da pessoa recebedora. Caso haja problemas com o pix - desculpa muito usada pelos golpistas pra explicar o porquê da operação bancária ainda não ter sido creditada na conta do destinatário - os bancos e o próprio Banco Central deixarão claro em comunicados oficiais pela internet ou pelo aplicativo. Portanto, caso não haja nenhum aviso sobre instabilidade no serviço e o dinheiro mesmo assim não chegou, você pode estar sendo lesado em um possível golpe.

Da mesma forma que vieram para facilitar, o PIX e as redes sociais são os meios preferidos para os golpistas fazerem diversas vítimas diariamente. Por isso é importante sempre estar atento e desconfiar de qualquer oferta ou pedido que fuja da realidade.

Da redação do Blog Vertentes Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.