Líder do governo Raquel Lyra (PSDB) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Izaías Régis (PSDB) não deve enfrentar muitas dificuldades para dar seguimento as ações propostas pelo Executivo Estadual na Casa. Experiente e respeitado, o ex-prefeito de Garanhuns (2013/2016) (2017/2020) está no seu quarto mandato na Casa de Joaquim Nabuco (2003/2006) (2007/2010) (2011/2012) (2023/2027).
Devido à proximidade da gestão com o parlamento, Izaías não deve enfrentar grandes dificuldades para liderar o governo de Raquel.
Em entrevista concedida a coluna deste Blog, nessa quarta-feira (8), no Buraco Frio da Alepe, Izaías disse ter facilidade de fazer amizades com parlamentares de todos os partidos e espectros políticos. Isso deve ajudá-lo no processo de diálogo para quando a gestão quiser aprovar projetos mais complexos. Com poder de articulação, devido a sua ampla experiência política, o tucano terá o desafio de contornar um fato inédito na legislatura 2023/2024.
Nessa legislatura, nem oposicionistas, nem governistas terão a maioria na Casa. A balança de desempate ficará por conta da bancada independente, que já é a maior da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Na terça-feira (7) a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) decidiu se juntar aos deputados do Partido Liberal (PL) e do Solidariedade, que, pelo menos por enquanto, não ficam na base do Governo nem fazem oposição à governadora Raquel Lyra.
Nesta quarta-feira, os 43 deputados e seis deputadas realizaram a primeira reunião plenária de 2023, no auditório Senador Sérgio Guerra. Os trabalhos estavam previstos para começar na última segunda-feira (6), mas as chuvas não deixaram. A Casa de Joaquim Nabuco ficou sem energia elétrica e sem gerador.
Da redação do Blog Vertentes Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.