sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém pode se tornar manifestação da cultura nacional

Espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém movimenta economia do Agreste de Pernambuco.

Um projeto de Lei, aprovado na Câmara Federal, propõe que o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, realizado em Brejo da Madre de Deus, no Agreste, seja reconhecido agora como Manifestação da Cultura Nacional. O projeto segue agora para aprovação no Senado.

O espetáculo já tem o título de Patrimônio Cultural, Material e Imaterial de Pernambuco e, a partir do projeto, pode ser reconhecido nacionalmente por lei federal. O texto foi apresentado pelo deputado Felipe Carreras (PSB-PE) e aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal.

“A cultura é um dos nossos patrimônios e, além disso, é um setor que gera milhares de empregos e movimenta a nossa economia”, afirmou o deputado Felipe Carreras, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e do Entretenimento. Para ele, esse reconhecimento é importante para o setor cultural, artístico e de entretenimento.

Para Robinson Pacheco, presidente da Sociedade Teatral e Fazenda Nova, entidade responsável pela produção do espetáculo, o título de Manifestação Cultural Nacional é motivo de orgulho para todos os pernambucanos e também um importante reconhecimento do legado deixado por Plínio e Diva Pacheco idealizadores e construtores da cidade-teatro.

Espetáculo já atraiu milhões de pessoas

Klebber Toledo vive Jesus na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém — Foto: Kennel Rogis

Realizada desde 1968, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém tem mais de meio século de história e já atraiu mais de 4 milhões de expectadores. A encenação é sempre realizada durante a semana santa em Fazenda Nova, distrito de Brejo da Madre de Deus.

Nesse período, a rede hoteleira do Recife e de polos turísticos como Porto de Galinhas, Gravatá e Caruaru recebem grande fluxo de visitantes que chegam para assistir ao espetáculo e também para aproveitar as atrações culturais e as belezas naturais de Pernambuco.

Anualmente, a cidade-teatro de Nova Jerusalém, onde o espetáculo é encenado, recebe diversas personalidades para interpretar os personagens bíblicos. Em 2023, o elenco contou com Klebber Toledo, como Jesus; Luíza Tomé, que interpreta Maria; Eriberto Leão, no papel de Pilatos; Nelson Freitas, como Herodes; e Duda Reis, como Herodíades.

De acordo com a organização do evento, as estimativas são de que, ao todo, cerca de R$ 200 milhões de reais em negócios sejam gerados em função da realização do espetáculo, incluindo investimentos em mídia, produção, movimento no comércio formal e informal, feira de artesanato, hotéis, pousada e transportes turísticos no estado de Pernambuco.

Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do G1 Caruaru e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.