sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Carnaval: 68 pessoas foram mortas em Pernambuco, sendo três em polos de folia

Polícia Militar reforçou a segurança durante os dias de folia em Pernambuco - GUGA MATOS/JC IMAGEM

Pernambuco somou três mortes em polos de folia durante o Carnaval deste ano. O resultado chama a atenção porque, em 2023, nenhuma ocorrência foi registrada pela polícia. Apesar disso, a Secretaria de Defesa Social (SDS) comemorou uma redução de 17% no número de assassinatos no Estado entre a 0h da quinta-feira (8/02) até 23h59 da terça-feira (13/02). Ao todo, 68 pessoas perderam a vida. No mesmo período do ano anterior, foram 82.

Em relação aos roubos em focos de folia, a SDS afirmou que o número de boletins de ocorrência registrados diminuiu 40%. No ano passado, 910 queixas foram somadas. Já em 2024, foram 550.

Por causa da abertura do Carnaval no Recife e em Olinda, que ocorreu na noite da quinta-feira, a SDS decidiu, pela primeira vez, contabilizar as estatísticas de violência a partir desse dia. Normalmente, o estudo era feito a partir do Sábado de Zé Pereira.

De acordo com a SDS, em dois dias de Carnaval houve aumento das mortes violentas intencionais no Estado. No sábado, 13 pessoas foram mortas - sendo uma a mais do que no mesmo período do ano passado. Já na terça-feira, 12 vítimas foram contabilizadas, também uma a mais que em 2023.

Na quinta-feira e sexta-feira, dias em que a maioria dos municípios não contou com festas de Carnaval, houve redução dos índices de violência. Na sexta, por exemplo, a queda foi de 42%.

MORTES EM POLOS DE FOLIA

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, afirmou que três pessoas foram mortas em polos de folia durante o Carnaval. "Todos tinham envolvimento com atividade criminal. Não foi folião brincando com a família", disse.

O primeiro caso aconteceu na noite de abertura do Carnaval de Olinda. Dois homens tentaram assaltar um militar do Exército Brasileiro e foram baleados no Sítio Histórico. Um deles, sem passagem pela polícia, morreu. "O outro, que ficou ferido, tinha quatro boletins de ocorrência. Ele foi autuado em flagrante", disse Alessandro.

Na madrugada da segunda-feira de Carnaval, quatro pessoas foram baleadas num polo em Tamandaré, Litoral Sul. "Tratava-se de um acerto de contar. Uma mulher era o alvo, mas um adolescente acabou baleado e morreu no Hospital da Restauração", pontuou o secretário estadual.

Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.