O número de eleitores com idades entre 16 e 17 anos, que não têm a obrigação de votar, cresceu 59,19% em comparação com as eleições municipais de 2020. Ao todo, 105.464 jovens nesta faixa etária estão aptos a votar nas eleições de 2024, o que representa 39.212 a mais em relação a 2020. Os dados são do Portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e foram divulgados nesta segunda-feira (12).
O número interrompe uma sequência de quedas desse eleitorado, já que, desde 2012, houve expressivas quedas no número de adolescentes votantes, pleito após pleito.
Mesmo assim, o número de eleitores menores de 18 anos atualmente ainda é menor que o de adolescentes aptos a votar em 2012. Naquele ano, havia 177.401 pessoas, número 40,5% maior que os 105,4 mil atuais.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou, ainda, que tem promovido ações voltadas ao público jovem, de 16 a 18 anos. Em março, último mês para o fechamento do cadastro eleitoral, o órgão realizou uma mobilização nas plataformas digitais, como TikTok e Instagram.
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), por sua vez, disse que também tem investido em ações para incentivar o público jovem, com o Programa Eleitora e Eleitor do Futuro, da Escola Judiciária Eleitoral (EJE).
A ação visita escolas da rede pública e privada com palestras sobre cidadania e educação política, além de realizar simulações com urnas eletrônicas.
Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do Blog Evandro Lins
Com informações do Blog Evandro Lins
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.